<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7665134\x26blogName\x3dA+Fonte\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://afonte.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://afonte.blogspot.com/\x26vt\x3d1466326753139482528', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

A Fonte

O que há de errado comigo ? Eu não sei nada e continuo limpo.

O 25 de Abril de Álvaro Cunhal


O Álvaro Cunhal ainda não morreu. Mas quando esse dia chegar, não vão faltar os hipócritas do costume, com Mário Soares à cabeça, a lembrar o combatente da ditadura. O homem corajoso que abdicou da sua vida em prol dos outros, do “nosso povo”, que sofreu as amarguras da prisão, o sofrimento da tortura e a perseguição da polícia política. E claro, o episódio heróico da fuga da prisão de Peniche.

Tudo isto será verdade, e a luta contra a ditadura só pode ser louvado por todos que nasceram e cresceram em liberdade. É fácil a qualquer pessoa hoje em dia, dizer que se tivesse vivido naquele tempo também teria lutado contra o fascismo. É fácil. Mas lutar contra o Salazar significava arriscar a vida, e a vida dos nossos. Significava viver a fugir, escondido, perseguido. E se apanhado, torturado. E se a tortura nos vencesse, viver com a vergonha de ter traído os camaradas de luta.

Obviamente que falo de cor. Do que ouvi contar, do que li escrito, do que vi na televisão. E penso até, que se peco é por defeito.

Tudo isto para dizer que não me custa reconhecer que o Álvaro Cunhal foi um dos grandes lutadores contra o fascismo. Até porque, sendo um dos dirigentes, obviamente que seria objecto de maior atenção por parte da PIDE.

Mas…porque é que Cunhal lutou contra o fascismo, contra o Salazar ?

Porque queria acabar com a ditadura ? Não.
O que o Cunhal queria era substituir a ditadura do Salazar pela sua. Queria substituir o Presidente do Conselho pelo Camarada Secretário Geral. Queria trocar a ditadura de direita por uma ditadura de esquerda, embora como disse há tempos o Professor José Adelino Maltez na TSF, as ditaduras não são nem de direita nem de esquerda, porque assumem-se como acima de todas as ideologias e partidos, sendo por isso do centro.

Ou alguém tem dúvidas quais eram as intenções do Partido Comunista durante o PREC ? E que terminaram, (que os obrigaram a terminar), no dia 25 de Novembro de 1975 ? Ou porventura, quereria o Álvaro Cunhal instaurar um comunismo diferente em Portugal ? Daqueles que não dói ?

Assim como é no mínimo patético ouvir alguém afirmar que devemos em parte ao Cunhal não termos ido para a Guerra Civil, porque à última hora ele recuou. Não seria antes, que ele nem sequer devia ter tentado tomar o país pela força ? Não seria antes, que ele devia ter sabido viver, como todos os outros, em democracia pluralista e sujeitar-se aos votos livres do povo ? É só uma ideia.

É claro que há muitas pessoas que negam tudo isto, há muitas pessoas que dirão: “Olhe que não, olhe que não.” Mas também há muita gente que acredita na Arca de Noé.

Mas verdadeiramente, a minha maior irritação é quando ouço alguém louvar o Álvaro Cunhal pela sua coerência. Por se ter mantido fiel aos seus princípios ao longo destes anos todos. Como se isso fosse uma virtude, quando nem sequer é original. Agora por exemplo, está em cartaz um filme de outro senhor que também foi coerente até ao fim. Chama-se “A Queda (Der Untergang)” e relata os seus últimos 12 dias de vida.

O Álvaro Cunhal lutou contra a ditadura, mas pelas razões erradas. E isso, nós não podemos louvar.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Post a Comment