Até para o ano
Nesta hora de despedida do Sporting de Braga da luta pelo título, penso que é obrigação de todos os Sportinguistas, Portistas e Benfiquistas louvarem o clube pelo excelente campeonato que fizeram.
O Braga, com um orçamento muito inferior ao dos três grandes, com uma equipa de jogadores tecnicamente inferiores e com número de adeptos muitíssimo inferior, conseguiu igualar o desempenho destes. Não há dúvidas que o Sporting de Braga é UM Campeão este ano. Para bem do futebol português, e deles claro, esperemos que assim continue.
E ficarei tão contente por Sporting ser campeão como por Braga conseguir o 2º lugar que lhe dá acesso à Liga dos Campeões (a tal dos 900 mil contos garantidos).
Uma última nota para transcrever um excerto do texto relativo ao jogo que retirei do seu site oficial.
“No reatar do jogo, um lance polémico na área do SportingCP, com Wender a ser derrubado na grande área, e o árbitro a nada assinalar. Um erro que podia ter dado vantagem ao SCBraga. […]
Depois de uma derrota por 0-3, não há muito a dizer, mas a grande penalidade que ficou por assinalar sobre Wender, logo no início do segundo tempo, com o resultado em 0-0, podia ter mudado o rumo dos acontecimentos.”
Para quem sabe ler, o Braga não diz que foi prejudicado. A palavra “polémico” não está ali por acaso. Mais, não dizem que o lance mudou o rumo dos acontecimentos, mas sim que “podia ter mudado.” E o lance foi de facto polémico. Se tivesse sido marcado pénalti tinha sido bem marcado, pois dava para os dois lados. E obviamente tinha mudado o curso do jogo. O Sporting podia ter ganho por 5-1, mas também podia ter perdido por 1-0.
É claro que um sportinguista pode sempre lembrar que no jogo da primeira volta foi anulado um golo ao Hugo Viana por um fora-de-jogo que não existiu, mas para mim o que fica é a seriedade do Sporting de Braga e do Jesualdo Ferreira em negarem-se a atirar areia para os olhos dos sócios, como muitas vezes fazem os três grandes.
Também por isto são Campeões.