<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7665134\x26blogName\x3dA+Fonte\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://afonte.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://afonte.blogspot.com/\x26vt\x3d1466326753139482528', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

A Fonte

O que há de errado comigo ? Eu não sei nada e continuo limpo.

Pequenas Irritações


O programa de televisão sobre reciclagem

Actualmente passa na televisão um pequeno programa com o Manuel Luís cada-vez-mais-irritante Goucha, que “nos vem falar” de reciclagem.

Para tal, convida uma personagem pública, geralmente actores e apresentadores, e num diálogo infantil/idiota tenta ensinar o convidado, que para isso se faz de totó, como se deve proceder com as garrafas ou com o papel ou com o raio que o parta. Depois passa para uma espécie de reportagem de rua, onde o Bizalhão, disfarçado de pessoa normal, faz perguntas aos transeuntes, também dentro do mesmo género : Onde deitam as garrafas e o papel , etc, etc.

A minha irritação com esta coisa resume-se assim : É suposto as pessoas reciclarem o lixo ou é suposto as pessoas saberem como se recicla o lixo ?

Se eu quiser deitar fora uma garrafa, e partindo do princípio que não sou o Sousa Cintra, vou deita-la ao lixo. Isto parece-me óbvio. Eu chego a um ecoponto e aí sigo as instruções que estiverem nos caixotes. Eu não quero nem me interessa possuir a informação antes de lá chegar, nem quero nem me interessa retê-la depois de lá sair. A que propósito é que devo saber na ponta da língua se o vidro é para o caixote verde ou amarelo ? Concretamente, esse conhecimento faz de nós o quê ? Grandes Cavaleiros do Caixote Tricolor ?

Esta deriva recicladora, mesmo que bem intencionada, já irrita porque ao contrário do que pensam as mentes mais altruístas, reciclar não é nada de especial. É apenas e só bom senso, e devia ser uma coisa tão natural como deitar o lixo fora. Nem mais nem menos.

O problema em Portugal, e como acontece com muitas outras coisas, é não haver os chamados Ecopontos em todo o lado. Por isso é que as pessoas não reciclam. Não é por falta de informação sobre o que é a reciclagem ou porque, como pensam os imbecis que fazem o programa do Goucha, por não saberem se o papel é no amarelo ou no azul. O que me parece é que eles aparentemente esperam que as pessoas metam o lixo no carro, se o tiverem, e vão até um ecoponto. Esta ideia até parece muito bonita e civilizada, mas a verdade é que se isso acontecesse, os ecopontos que existem estariam sempre na sua capacidade máxima , porque … não chegam para todos.

De resto, o dinheiro que é gasto na produção daquele programazeco provavelmente daria para criar meia dúzia de ecopontos por episódio. Seria mais bem gasto e revelaria inteligência e realismo no tratamento da questão. Mas suponho que isso seria muito básico, pois como sabemos, reciclar é muito complexo. Só cores, imaginem, são três, Como é que o povo vai conseguir lidar com tamanha problemática se não o educarmos com a ajuda de uma cara conhecida da televisão ?
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

12:16 PM

That's a great story. Waiting for more. » »    



» Post a Comment