<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7665134\x26blogName\x3dA+Fonte\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://afonte.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://afonte.blogspot.com/\x26vt\x3d-6845628475430449636', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

A Fonte

O que há de errado comigo ? Eu não sei nada e continuo limpo.

100 Greatest Standups of All Time


A eleição do pódio desta lista estava viciada à partida. Se fosse pedido aos restantes 97 para dizerem quais os três maiores nomes do stand-up comedy, a escolha seria inevitavelmente Richard Pryor, George Carlin e Lenny Bruce. Como disse Jon Stewart no espectáculo de 40 anos de Comédia do George Carlin, os três constituem a santíssima trindade do stand-up. A única curiosidade seria a arrumação dos lugares. Quem seria o primeiro ?

Como já foi referido pelo Alexandre, esta lista comete um erro. Mistura comediantes de stand-up com actores e apresentadores de televisão. Não foi feita uma selecção entre comediantes, embora possam fazer outras coisas, e gajos engraçados que no início de carreira optam por esse caminho. Jim Carrey, Adam Sandler, Kevin Pollack, Paul Reiser, etc, são actores engraçados. Muito engraçados, mas actores. De igual modo, e o caso de Johnny Carson é o melhor exemplo, consideraram os monólogos como comic bits, o que não é bem a mesma coisa. A reacção do público, por exemplo, não é a mesma. Não se pode confundir, no entanto, casos como o de Woody Allen, ou Eddie Murphy ou Steve Martin. Eles foram comediantes de stand-up, que por decisão de carreira deixaram de o ser. Assim como o Robin Williams. Foi, deixou de ser e em 2002 voltou.

O nome de Jerry Seinfeld é um caso especial. Não é que seu humor não seja brilhante, mas a sua posição na lista (12º lugar) é manifestamente o resultado do sucesso de Seinfeld. E aqui sim, um caso de genialidade. Como refere o Dom Irrera, certamente que sem o Seinfeld ele teria na mesma uma carreira de sucesso, mas não acredito que figurasse no top 20 desta lista.

Apesar de terem considerado um gajo que partia melancias em palco, não consideraram a música como meio. Claro que não é propriamente stand-up, mas se o objectivo é apenas fazer rir, então o Stephen Lynch, por exemplo deveria ter sido classificado. Resta-nos a consolação, e como já alguém disse, de o Carrot Top também não estar aqui.

E depois os nomes que faltam : Ricky Gervais, Dane Cook, Sarah Silverman, Craig Shoemaker, Bill Engvall, Kathleen Madigan, Brian Regan, Mitch Hedberg, Joe Rogan, Adam Ferrara, Arj Baker, John Pinette, Todd Barry, etc. E como nota bem Mike Durret, onde estão o Abbot e Costello, o Martin e Lewis, Mel e Reinier ?

Para terminar, uma curiosidade : em 100 nomes há apenas 9 mulheres. Alguém arrisca uma explicação ?
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

1:55 AM

muitas questões aqui. sobre a das mulheres, por muito que seja um assunto polémico, o humor dá-se melhor com os homens. é isso que vejo nos palcos de standup, nos filmes e à minha volta. estas nove são algumas excepções e nenhuma delas vale alguma coisa. estranho? claro que é...

sobre seinfeld... pelo que vi dos comentários deles, todos concordam na sua genialidade. talvez seja um tipo de humor não arrebatador. ou algo previsível (a observação de pormenores mínimos). mas conheço poucos que sejam tão bem escritos, sem que uma palavra ou pontuação esteja a mais ou a menos. talvez seja demasiado script para uns, mas se o é ficou para a história como um script perfeito.

de todos, o caso do dane cook é o mais estranho. não é um novato e não arranjo motivos para estar fora da lista. gosto dele e o tipo tem arte - muitas coisas têm piada pelo modo como ele se empenha na entrega.    



2:39 AM

Eu comento apenas a posição (12º) do Jerry Seinfeld. Acho-a exagerada, principalmente em comparação com outros. E concordo quando dizes que nem uma palavra a mais ou a menos.

Percebo o que dizes sobre o Dane Cook. Ele encena os espectáculos quase como se fossem espectáculos de rock.    



2:41 AM

"estas nove são algumas excepções e nenhuma delas vale alguma coisa."

Aqui não concordo. Eu acho a Ellen DeGeneres genial, e como é dito no vídeo, lembra uma bocado o Woody Allen pela forma como se embrulha e desembrulha em histórias.    



6:44 PM

bom trabalho mário, quando tiver tempo e já agora internet aqui (tou a trabalhar no alentejo) irei ver esta eleição do melhor stand up de fio a pavio.    



» Post a Comment