Taglines
Os nomes e descrições dos blogs são duas coisas pelos quais nutro algum interesse. Por isso tenho por hábito ir ler sempre o primeiro post de cada blog novo que conheço. Porque regra geral, é aí que se encontra a explicação para o seu nome e descrição. Aliás, eu sou da opinião que a descrição de um blog é muito mais do que isso. É o que melhor representa a linha editorial.
E se por um lado podemos fazer uma avaliação pessoal de um blog, por outro o nome e a descrição dizem respeito apenas ao seu autor, e como tal, nenhum está errado e nenhum é mau. No entanto, não custa reconhecer que podem estar mais ou menos bem conseguidos, terem mais ou menos piada ou serem mais ou menos profundos.
Dou A Fonte como exemplo. O nome não podia ser mais monótono. Acredito por isso que até hoje não deve ter havido um só alminha que aqui tenha entrado pelo nome. Mas será mau ? Acho que não, pois como já disse, isso não existe. Agora o que é certo é que não é bom no sentido que referi. Quanto à descrição, a frase (O que há de errado comigo ? Eu não sei nada e continuo limpo.) para quem não sabe é um verso de uma música da Legião Urbana. O seu significado não é relevante a não ser para mim, que é o que interessa. Para os outros, penso que da alguma forma é original e diferente. Digo sem falsas modéstias até porque o mérito não é meu, mas sim do Renato Russo.
Não pretendendo fazer aqui uma análise individual, pois como disse isso seria invadir o território pessoal de cada um, limito-me apenas a listar o nome e descrições da minha short list, (dos blogs que tinham descrição) com as minhas preferências pessoais. Se acharem por bem, digam também de vossa justiça.
O melhor nome
Bombyx mori
O menino explicava ao pai a morte do bichinho: "O gato saiu do gato, pai, e só ficou o corpo do gato" [João Guimarães Rosa]
A melhor descrição
Qualquer bocadinho acrescenta, disse o rato, e mijou no mar.
A melhor conjunto
Being José Mourinho
Uma expressão, em formato blog, do josé mourinho que existe em todos nós.
7ete Camadas e Meia
Porque somos mito e realidade. Sabemos contar estórias e patranhas. E discutimos, insultamos e aprovamos. Vamos, estamos todos à espera na Calçada.
A Arte da Fuga
"A Arte da Fuga" ("Die Kunst der Fuge", BWV 1080) é uma obra-prima de Johann Sebastian Bach, onde um único tema musical persegue-se, a si mesmo e às respectivas variações, num diálogo musical intenso desenvolvido a diversas vozes, rico de simetrias, inversões, ritmos e tempos diferentes.
A Coluna Vertebral
Quaisquer semelhanças com a realidade são, na maior parte das vezes, impuras coincidências...
A Cooperativa
As cooperativas são pessoas colectivas autónomas, de livre constituição, de capital e composição variáveis, que, através da cooperação e entreajuda dos seus membros, com obediência aos princípios cooperativos, visam, sem fins lucrativos, a satisfação das necessidades e aspirações económicas, sociais ou culturais daqueles.
A Razão tem sempre cliente
Este é um blog exclusivamente dedicado à Razão, esse conceito abstracto que nos distingue (conceptualmente, pois claro) dos animais e que muitas vezes nos torna verdadeiras bestas. Para todos os mamíferos que gostariam uma vez ou outra de ter Razão, ecce il blog.
Às Duas por Três
"Este país, senhores, é um poço onde se cai, um cu de onde se não sai." João César Monteiro
Asa de Papel com Chá
Apago as estrelas, já tão amarrotadas pelo traço da ilusão e no caminho da solidão, visto um pijama céu de jasmim. A minha vida é um desenho diluído em chá. Bebes?
Assumidamente
Um blog assumidamente lésbico, assumidamente apaixonado, assumidamente cultural, assumidamente nosso... assumidamente na penumbra!
Biblioteca de Babel
Blogue Liberal, atento à actualidade e à cultura (ou falta dela). Defendo o Liberalismo Económico, a economia de mercado, a globalização, a verdade sobre as mentiras da esquerda radical, o modelo Americano, os Estados Unidos da América, Israel, Hayek, Jorge Luís Borges, Kobe Bryant, Simão Sabrosa e José Mourinho.
Blogame Mucho
blog caliente.
Alonso, Besugo, Lolita, Stkaneko e Joselito.
Portugueses de raízes, caules, flores e frutos. Trás-os-Montes e Estremadura, Beira Alta, Alto Douro e Douro, ali onde ele acaba.
Juristas, professores, jornalistas e médicos.
Povo, ou não sentiríamos em nós certa nobreza. De carácter, ao menos. Crentes? Evidentemente. No que cremos, juntos ou em separado.
Esquerda, direita? Sim, volver também. Mas ainda estamos a ir. A vida? Estamos nela.
Nem todos gostamos da bola mas até isso discutimos. Há benfiquistas, portistas e, mesmo, quem perceba de futebol. Viva o Sporting!
Bombyx mori
O menino explicava ao pai a morte do bichinho: "O gato saiu do gato, pai, e só ficou o corpo do gato" [João Guimarães Rosa]
Dolo Eventual
Se a realização de uma tempestade for por nós representado como consequência possível dos nossos textos, conforma-nos-emos com aquela realização.
FalaB(a)ixinho
Este blog não tem intenções jornalísticas. Fala sempre comigo, Bichinho ou Baixinho. As palavras são para serem partilhadas. Eu tentarei falar com o coração.
Garfiar, só me apetece
Diário inter-estelar ou a vida na sarjeta ou um liquidador tributário ao abandono ou outra coisa qualquer. Garfiar = desaparecer; fugir; escapulir-se.
Mais um Dia de Noite
Nunca tinha tomado uma decisão consciente de não falar. Aconteceu simplesmente desse modo e, enquanto persistia no meu silêncio, sentia-me envergonhado comigo mesmo por causar preocupação. À medida que os dias iam passando ia ficando cada vez mais firme no meu silêncio, agindo como se se tratasse de um ponto de honra, um desafio secreto de fidelidade comigo mesmo. Qualquer coisa pode acontecer. Mas as coisas não são como nós queremos. As coisas são como são.
Mas que Raio
Se quiserem ler muito sobre nada e vibrar com algumas das mais secas tentativas de humor alguma vez postadas, este blog é para vocês!!!!
No Quinto dos Impérios
«... depois dos três impérios dos Assírios, Persas e Gregos, que já passaram, e depois do quarto, que ainda hoje dura, que é o romano, há-de haver um novo e melhor império que há-de ser o quinto e último» P. António Vieira
O Acidental
Acidental (adj. 2 gén.) 1 que sucede por acaso; 2 eventual; 3 contingente; 4 que não é essencial (do lat. accidentale - «acessório»).
O Bode Expiatório
O Bode Expiatório não vos mentirá. Fica aqui feita a promessa. Tudo o que lerão nesta página é falso e fruto duma mente com graves disturbios mentais. Qualquer semelhança com a realidade ou tentativa de tratamento ao cérebro deste que vos escreve é apenas mera coincidência.
O Cromo dos Cromos
Quando os jogadores tinham bigodaça, cabeleira farta e à porta dos campos de futebol, no meio do cheiro a coirato, se gritava o pregão: "É pró cu, é pró cu, é pró cu... almofadinhas prá bola!"
O Insubmisso
Espaço de experiência, relato e memória – tendo por base a apresentação, descrição, análise e crítica dos actores e temas da realidade política, económica e social –, partindo da insubmissão a todos os princípios filosofico-políticos que não o da liberdade individual responsável.
O Jumento
Há tantos burros mandando em homens de inteligência,
Que às vezes fico pensando que a burrice é uma ciência!
António Aleixo
Random Precision
I've seen things you people wouldn't believe: attack ships on fire off the shoulder of Orion; I watched C-beams glitter in the dark near the Tannhauser gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain. Time to die…
Sobre o tempo que passa
Postais conspiradores, emitidos da praia da Junqueira, no antigo município de Belém, de que foi presidente da câmara Alexandre Herculano, ainda de costas para a Corte e com os sonhos postos no Atlântico, nesta varanda voltada para o Tejo
Só Palpites
Aqui ninguém quer demonstrar nada. Nem sequer coerência!!! Limitamo-nos a não esconder que temos dúvidas em relação a quase tudo, e vamos ostentar uma mão cheia de certezas.
Tau-Tau
Qualquer bocadinho acrescenta, disse o rato, e mijou no mar.
Blog liberal e libertino, globalista e benfiquista, Diana Krall e Amália Rodrigues, Oscar Wilde e Fernando Pessoa, Mourinho e Cavaco, loiras e mulatas, bacalhau e big mac. Também se fala de coisas sérias.
Teoria da Conspiração
Pura e simplesmente "conspirar" sobre o estado da nossa Nação... acaba por ter a sua piada, mesmo sendo grave... É o Estado da Nação
Vistaalegre blog
A realidade, (re)vista com alegria. Uma visão (do) que (nos) causa humor. Um caso de amor à primeira vista, à escrita, que se reveste alegremente de multiplas personas, sempre gratas por terem um blog onde podem expressar as suas alegres e sérias observações, na óptica própria dessas personagens, que no Vistalegre ganham vida. Investe-se no riso, mas a brincar, a brincar, reflecte-se um olhar bem sério sobre as coisas. Desde 2003.
Estou honrado com a distinção. O prémio também terá uma componente material?
1:25 AM
Claro.
O teu prémio é um serviço mesa de 72 peças em Cristal (inclui um decantador) a serem distribuidas em 72 semanas.
Muitos parabéns. :-)
9:24 AM
Que trabalheira!
Quanto ao meu blog, para quem não é jurista, fica o esclarecimento:
A culpa divide-se em dolo e negligência; esta pode ser consciente ou inconsciente; o dolo pode ser directo, necessário ou eventual.
O texto que acompanha o nosso título é uma adaptação do artº 14-3 do Código Penal, que fala precisamente do dolo eventual.
10:02 AM
Obrigado pela referência.
3:33 PM
Que trabalheira e que... paciência. ;)
2:41 PM
Que trabalheira!
Mas muito bom! Ainda fiquei a conhecer uns novos blogs excelentes!
5:34 PM
Algum trabalho ...
Mas a ideia era ler os nomes juntamente com as descrições e para isso ...
1:05 AM
Agradeço o breve comentário feito para estes blogues, onde está incluido o meu.
Espero que esteja do seu agrado...
Para mim é um desabafo e uma diversão que ao fim de tudo acaba por ser um pouco sério.
12:12 PM
:-)
» Post a Comment