<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7665134\x26blogName\x3dA+Fonte\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://afonte.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://afonte.blogspot.com/\x26vt\x3d1466326753139482528', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

A Fonte

O que há de errado comigo ? Eu não sei nada e continuo limpo.

Centros Comerciais


Se há coisa que não falta aqui para estes lados do Porto são centros comerciais. De tamanho já considerável temos o Brasília, Cidade do Porto, Península, Via Catarina, Norteshopping, Maiashopping, Gaiashopping, Arrábida, Dolce Vita Porto, Stop, Central Shopping, Parque Nascente e claro, uma série de pequenas galerias com meia dúzia de lojas. E se digo que não falta é para ir ao encontro do comentário mais ouvido quando se fala de centros comerciais. É a famosa tirada : “São centros comerciais a mais”.

Nunca percebi este conceito de “a mais”. Porque do meu ponto de vista quantos mais houverem mais possibilidade temos de ter um mais perto de nós, mais salas de cinema temos disponíveis, melhor ambiente temos em cada um porque quantos mais houverem menos cheios estão, em resumo, quantos mais houverem maior é a oferta ao nosso dispor. Como é que isto pode ser negativo ?

Por causa do comércio tradicional ? Mas o que é que eu enquanto consumidor tenho a ver com isso ? E se o comércio tradicional está realmente preocupado, porque é que é gerido nos mesmos moldes de há vinte anos atrás, quando haviam apenas dois ou três centros comercias ? Porque é que, (sei lá, uma ideia louca), não está aberto à noite quando as pessoas andam a passear na rua ? Aqui há tempos fui ao Coliseu ver um concerto, e para fazer horas fui tomar café a Santa Catarina. O que se via na rua era muita gente a passear e a ver as montras das lojas…fechadas. Nos centros comerciais as pessoas passeiam e vêm as montras das lojas…abertas. É preciso fazer um desenho ?

Defender o comércio tradicional é daquelas coisas que fica muito bem nas conversas com os amigos. Faz-nos passar por pessoas não-materialistas e não-consumistas, porque como sabemos, o consumismo é uma coisa muito má, vinda da América do Bush, esse burro. É mais ou menos a mesma coisa que a moda. Já repararam que quase ninguém admite seguir a moda, mas quase toda a gente compra a roupa da moda ? E pior ainda, ainda afirmam orgulhosamente que não seguem a moda ? E os piores são grupos como os Rastas. Estes gajos gostam de se mostrar muito despreocupados com tudo o que são regras mas depois olhamos para eles e vestem-se todos de igual, tem um nojo de cabelo igual, votam todos no Bloco de Esquerda, e claro está, o Bush é burro.

Eu digo: Quantos mais centros comerciais melhor. Um centro comercial não é um antro do diabo consumista, porque esse diabo mora no interior de cada um. E ainda bem. Eu gosto de ser consumista, porque gosto de consumir. Aliás, TODAS as pessoas gostam de consumir. Se consumimos livros, sapatos, discos, gravatas, cortes de cabelo, filmes do Jackie Chan ou sapatilhas da Nike, isso é escolha de cada um. Mas não me venham é com a treta do consumismo. Os centros comerciais existem porque somos consumistas e não ao contrário. E se realmente forem muitos, o mercado encarrega-se de fechar os que estão a mais. Como de resto em qualquer negócio.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

10:20 PM

Muito bem!    



» Post a Comment