<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7665134\x26blogName\x3dA+Fonte\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://afonte.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://afonte.blogspot.com/\x26vt\x3d6978232382653524933', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

A Fonte

O que há de errado comigo ? Eu não sei nada e continuo limpo.

Cenas Memoráveis

28.2.05


Uma das cenas mais memoráveis de Goodfellas é aquela em que Tommy deVito (Joe Pesci) “brinca” com Henry Hill (Ray Liotta) no restaurante.

Henry diz-lhe que ele é engraçado (Funny), e aparentemente Tommy reage mal, e questiona-o de tal forma assustadora que tememos pela vida de Henry.

But, I'm funny how? Funny like a clown? I amuse you? I make you laugh? I'm here to fuckin' amuse you?

A voz do Joe Pesci quase a ficar sem ar por falar depressa e sem interrupções, mais o olhar de ódio que deita ao Ray Liotta é de uma perfeição representativa impressionante.
O Ray Liotta também ajuda fazendo o papel de quem não está a perceber o que se passa, tentando não se intimar mas que ao mesmo tempo vemos na cara dele que o está.
E Scorsese magistralmente deixa a cena correr num silêncio ensurdecedor. Até que Henry, aparentemente recomposto do choque, diz de forma aliviada e descomprimida :

Get the fuck outta here, Tommy.

Closer

And the Oscar goes to …



Melhor Filme - MILLION DOLLAR BABY
Melhor Realizador - Clint Eastwood - MILLION DOLLAR BABY
Melhor Actor - Jamie Foxx – RAY
Melhor Actor Secundário - Morgan Freeman - MILLION DOLLAR BABY
Melhor Actriz - Hilary Swank - MILLION DOLLAR BABY
Melhor Actriz Secundária - Cate Blanchett - THE AVIATOR
Melhor Filme Estrangeiro - THE SEA INSIDE

Relativamente às minhas previsões :
1 – Subestimei a adoração por Clint Eastwood.
2 – O Prémio a Morgan Freeman não deixou de ser também um prémio de carreira, mas apostava mais em Alan Alda.
3 – Errei na Cate Blanchett. Esqueci-me que ela representa a Katharine Hepburn, outra figura maior de Hollywood.

Quanto a Marty …Eles ficam com os Oscares, nós ficamos com o Raging Bull, Goodfellas, Táxi Driver, Cape Fear, The Color of Money, Casino, etc.
Eu acho que nós ficamos a ganhar.

A noite promete



Já que não é o Billy Cristal, então que seja o Chris Rock.
Mas... a escolha surpreendeu-me. O 'stand up' dele é tudo menos politicamente correcto. E a Academia só é politicamente correcta.
A noite promete.

Previsões

27.2.05


Sem ter visto ainda nenhum dos filmes, a minha previsão é baseada em tudo menos na qualidade da realização e representação dos filmes.
Basicamente, faço o mesmo que os membros da academia.

Melhor Filme -
THE AVIATOR
Porque é o filme mais grandioso, e porque Martin Scorsese não vai ganhar o Melhor Realizador

Melhor Realizador -
Clint Eastwood - MILLION DOLLAR BABY
Porque a Academia gosta do Clint Eastwood

Melhor Actor -
Jamie Foxx – RAY
Porque Ray Charles morreu e os desempenhos de deficientes sempre foram muito premiados.

Melhor Actor Secundário -
Alan Alda - THE AVIATOR
Porque é uma espécie de prémio de carreira.

Melhor Actriz -
Hilary Swank - MILLION DOLLAR BABY
Porque é outra forma de premiar o Clint Eastwood.

Melhor Actriz Secundária -
Natalie Portman – CLOSER
Porque é uma escolha politicamente correcta.

Melhor Filme Estrangeiro -
THE SEA INSIDE
Porque mais do que gostar de dramas, a academia gosta de dramas pessoais.

25th Annual RAZZIE Award



E os vencedores são ...

Pior Filme - Catwoman
Pior Realizador - “Pitof” –
Catwoman
Pior Actor - George W. Bush -
Fahrenheit 9/11
Pior Actriz - Halle Berry – Catwoman
Pior Actor Secundário - Donald Rumsfeld -
Fahrenheit 9/11
Pior Actriz Secundária - Britney Spears -
Fahrenheit 9/11
Pior Argumento
- Catwoman

A procissão ainda vai no adro

23.2.05
A Bloguítica, muito inocentemente, pergunta se "em Portugal, vigora o sufrágio indirecto?", porque "agora a AIP, CAP, CIP, CGTP, Compromisso Portugal, UGT, entre outras, estão empenhadas em dizer a José Sócrates aquilo que ELAS pensam que ele deve fazer.".

Como o Paulo Gorgão aparentemente não percebe o que se está a passar, eu dou uma ajuda.

O José Sócrates durante a campanha limitou-se a fazer de morto, ou para citar o Miguel Sousa Tavares, a fazer de agente funerário. Limitou-se a dar sinais, proclamar objectivos e a vender confiança.
Obviamente que isto traduziu um imagem de indecisão, de não saber o que ia fazer. Mostrou alguém que não tinha ideias fortes, convicções que fossem para além da retórica de esquerda, como o “não peçam a um socialista para não se preocupar com o social”.

Deste modo, não é de admirar que todos aqueles que sentem que podem influenciar o governo, o começassem a fazer logo após as eleições, para de imediato marcar terreno.

Um exemplo : Eu hoje já ouvi na rádio o presidente da CGTP, Carvalho da Silva pedir a revogação do Código de Trabalho e o presidente da CIP, Francisco Van Zeller afirmar que não, que não é para mexer.
Tanto um como outro falaram com uma certa arrogância, como se fosse deles a decisão, mas que outra coisa seria de esperar ? Exemplos como este irão certamente seguir-se. Todos os Sindicatos, Associações, Federações, Confederações, Ordens, Câmaras, Clubes, Partidos, Confissões, Seitas, Igrejas, Movimentos, Ligas, Agrupamentos, Comunidades e Antigos Presidentes não deixarão de tentar moldar o curso da governação.

Talvez a única área onde não vai estar sujeito a palpites, será a da co-incineração. Aí terá apenas a contestação.
Se não ceder, será certamente apelidado pelo Paulo Gorgão de corajoso. Se voltar atrás será porque dialogou.
Lembram-se do diálogo, não lembram ?

No mínimo

22.2.05


Luís Filipe Menezes abre a possibilidade de se candidatar à liderança do PSD, mas quer falar primeiro com o actual presidente, Santana Lopes. O nome do autarca de Gaia pode ser o que se segue ao de Marques Mendes – ainda não oficialmente confirmado – na corrida. Nos bastidores do partido, há outras movimentações que podem fazer surgir mais candidatos.

Pelo menos teria o voto dos portistas. É o mínimo que podiam fazer.
Afinal de contas o Centro de Estágio dos Olivais não foi assim tão barato.

Assim de repente não estou a ver

Vejo muita gente a por a hipótese de Santana Lopes vir a candidatar-se a Belém.

Há qualquer coisa que me escapa nesta história.
Então alguém que não serve para Primeiro Ministro serve para Presidente ?

Eu sei que o Sampaio também perdeu as legislativas e é Presidente.
Mas há duas diferenças : Primeiro Sampaio perdeu contra Cavaco Silva. O voto não foi contra ele, foi a favor de Cavaco. Segundo, não foi no mesmo ano. Foi passado 5 anos. Que em política é uma eternidade.

Há qualquer coisa que me escapa nesta história.
Por outro lado, também vejo muita gente a apostar numa candidatura do Guterres.

Os burros éramos nós



Errático até ao fim.

Não apresentou a demissão na noite eleitoral como devia.
Não só não assumiu a derrota, como até disse que não era catastrófica.
Mas passados dois dias, e “
mesmo que não me sinta na obrigação de tomar essa atitude”, avisa que não se vai recandidatar.
Atenção: Ele não se demite como Fernando Nogueira quando perdeu para Guterres, apenas não se recandidata como fez Cavaco Silva, quando deixou o PSD depois de ganhar três eleições com duas maiorias absolutas.

Penso que não fui o único que sempre se perguntou porque é que o Santana Lopes nunca tinha apoios nos Congressos. Pelo menos dos militantes mais importantes e influentes. Porque é que quase ninguém apoiava um homem que parecia talhado para governar. Alguém que era visto como a esperança.

Descobrimos agora que afinal os burros éramos nós.

Por entre os escombros

21.2.05
Santana Lopes
Derrota histórica, que só a falta de vergonha de Santana Lopes o leva a dizer que outros, leia-se Cavaco Silva, com o mesmo resultado ganharam eleições. Como se fossem os mesmos tempos, ou até os mesmos partidos concorrentes. Em 1985 apareceu o PRD do Eanes, que congregou grande partes dos votos flutuantes, os tais que oscilam entre o PSD e o PS e que as fazem as maiorias.
Ele percebe que foi uma derrota pessoal, mas não a aceita. O seu ego é muito grande.
Só espero que os delegados ao congresso percebam que esta liderança só os vai fazer perder as autárquicas, e "libertem" o PSD deste
epifenómeno como lhe chama o Pacheco Pereira.

Paulo Portas
O Paulo Portas disse que se vai embora. Mas não. Só vai tomar café. Quando este governo cair, ele estará de volta. O que ele não estava era para se chatear com a oposição e aproveitou para enterrar ainda mais o "amigo" Santana Lopes.

José Sócrates
Vitória indiscutível do PS, mas... porquê ?
O Sócrates ganhou como ganhou Sampaio. Como o voto do contra. Votaram Sampaio para derrotar Cavaco e agora votaram Sócrates para derrotar Santana.
Mas ganhou e vai ser PM, felizmente sem a muleta do BE ou do PCP.
É um cliché dizer que o sucesso dele é o sucesso do país. Mas é verdade. Que diferença me faz a mim e a 99 % dos portugueses que a cor política do Governo seja diferente da nossa se governar bem ?

Jerónimo de Sousa
Para mim o maior vencedor. O PCP vinha num tendência descendente desde 1983, ele não só conseguiu pará-la como até subir em percentagem e em número de deputados passando de 12 para 14. E esta vitória é dele. Se ainda estivesse o Carvalhas estou convencido que a vitória do PS seria ainda maior.

Francisco Louça
Outro vencedor. Mas ao contrário de muita gente, eu acho que o BE só podia subir e vai subir cada vez mais. O discurso demagogo e moralista do líder só pode ter sucesso numa juventude urbana cada vez mais alienada e anti-política. Uma juventude que todos os anos aumenta, na medida em que todos os anos há jovens que fazem 18 anos. Mas, e também ao contrário de muita gente, eu penso que o fascínio é quase todo pelo Louça, que eles vêem como “muito inteligente”, sem se preocupar com as suas políticas, precisamente por são anti-políticos .Por alguma razão o Luís Fazenda anda escondido durante as campanhas. Já uma vez disse que se o Bloco se chamasse PSR-UDP, a sua votação não seria a mesma.

Jorge Sampaio
Teremos que o considerar ganhador, mas para mim ganhou como quem ganha um jogo de cartas. Dizem que tinha razão porque o país virou à esquerda. Sejamos sérios. A meio de uma legislatura de qualquer governo num país em crise, se esse governo estiver a governar bem, está a governar de forma impopular, pelo que a surpresa seria se voltasse a ganhar. A viragem à esquerda faz parte dos ciclos políticos. Se daqui a dois anos houver eleições o PSD ganha. A não ser que Sócrates governe de forma popular, ou seja mal.

Cavaco Silva
Há quem ache que para a sua possível candidatura era melhor o PS não ter maioria, para poder ser um presidente forte. Há quem ache o contrário. Penso que ambos têm razão. Para ganhar as eleições é melhor uma maioria absoluta, para exercer o mandato presidencial não. Cavaco Silva não tem o ar bonacheirão de Mário Soares para “Rainha de Inglaterra”. Mas como se apresentam tempos difíceis e como acho que Sócrates não vai estar à altura, vai ser preciso a intervenção do Presidente, seja lá qual for. E por isso estou convencido que Cavaco Silva avançará.

António Guterres
Até gostava que avançasse. Para sofrer a punição à qual fugiu. Pessoalmente, ao fim de 20 anos voltava à rua para gritar “CAVACO”

E quando pensavamos que não podiamos bater mais fundo ...



O presidente do PSD, Pedro Santana Lopes, assumiu hoje as responsabilidades pela derrota do partido nas legislativas, mas não se demitiu, optando por pedir um congresso extraordinário para os militantes definirem o futuro.

Stand Up Comedy

19.2.05

Ellen DeGeneres - Taste This

Está Sol ?



Eu não vi o mesmo jogo que os jornais do Porto.

Começou

Como eu tinha previsto, as reacções à proposta da Troca de Livros não se fizeram esperar.
O Pedro Crespo da Mão Invisível pronunciou-se sobre o assunto e daqui segue a réplica.

Não tem ambição – Seria errado pedir aos alunos da primária que estimassem os livros porque ao outro dia já não se lembravam, além de que o problema não é o custo destes. Para os anos acima penso que o ME assumiu que a aprendizagem é não igual para todos os alunos. Há alunos que precisam de sublinhar, riscar, anotar. Lembra-lhe alguma coisa estas palavras ?
Porque é opcional - Se todas as escolas não aderissem, teria razão. Mas e se todas as escolas aderirem, tenho eu ? De resto, ao dar a liberdade de escolha, o ME está a ir no sentido certo. As escolas deveriam ter até liberdade para poder contratar os professores. Mas isso é outra discussão.
Porque o critério de decisão é indefinido - Ler Parte II - ponto 6 – (iii) As escolas definem o critério. Se não sabe qual é o critério, como o pode criticar ?
Porque os incentivos são os errados - Esta não é explicada, mas vejamos: Se entrego três, recebo três. O valor não pode estar em causa. o aluno tem 8 disciplinas, entrega 8 livros e recebe 8 livros para as 8 disciplinas do ano que vem.
Porque ignora o papel do encarregado de educação – Errado, o aluno que não cuide do livro é ou deveria ser responsabilizado pelos pais. Se não é a escola não vai intrometer-se. Ou quer o Estado a monitorizar a educação que os pais dão aos filhos?
Porque a filosofia do programa – Não percebo porque é que “uma ferramenta de aprendizagem, que o aluno utiliza durante as aulas ou o estudo para tomar notas” não há-de ser estimada. Esta parece aqueles guitarristas que no fim do concerto partem as guitarras. Mais, precisamente por serem trocados é que os livros não vão para os “museus ou as bibliotecas”.
Porque assume que a aprendizagem – ver o primeiro ponto. No entanto, a escola pode estabelecer, por exemplo, que o sublinhado não é factor de exclusão.
E pior, assume que os anos escolares são independentes – Esta é de rir. Primeiro, presentemente temos que comprar os livros todos. Com este sistema, pelo menos não temos que comprar um. Segundo, um aluno do 9º ano pode precisar do livro do 8º e, vamos lá, até do 7º. Mas do 6º, 5º, etc. ? “É difícil conceber um disparate maior” - um bocadinho áspero, não ?

Depois afirma: “As editoras e livreiros preferem vender o maior número de livros possível, mas as famílias preferem comprar o menor número de manuais escolares. “ – Não sei aonde foi buscar esta. As famílias não têm opção. Compram os livros que a escola mandar. Ponto final.

Mais: “O programa de troca de livros não põe em risco o sector livreiro ou as editoras” – Não me diga que as editoras e os livreiros não vão lutar contra isto com unhas e dentes. Obviamente que não põe em risco, mas se as editoras venderem menos, ou até bastante menos, os lucros são capazes de baixar, não lhe parece ?

Ainda: “a ministra não devia perder tempo a comparar os excedentes dos produtores e consumidores, até porque há benefícios sociais que são muito difíceis de quantificar.” – A ministra está a vender a ideia politicamente. Está nos livros.

Por último: “Quanto aos custos do programa, o ME estima que 35 milhões de euros permita trocar os livros a todos os alunos. Já agora, quanto é que custa um submarino? Qual dos investimentos permite um retorno maior em termos de crescimento sustentado? Quem é a favor do submarino ponha o braço no ar. Eu voto nos livros grátis.” – A opção de financiar os livros escolares é uma decisão política que nada tem a ver com esta medida. Além que é um bocado demagógico comparar custos de submarinos com livros escolares. Se vamos por aí, pode-se também questionar o que é mais importante: Se financiar os livros escolares ou acabar com as crianças de rua.

No fundo o que Pedro Crespo deseja é que continue a gastar-se rios de dinheiro a financiar as editoras, os livreiros e a legião de professores/escritores. Apenas com a diferença que na sua opinião devia ser o Estado a gastar. Para citar Sir Humphrey Appleby “Que ideia tão original !”.

O amor é cego



Carlos e Camila provam definitivamente que o amor é cego.
Jay Leno

BLOGBUSTER

17.2.05


Nasceu o Mão Invisível.
Ainda não percebi se é a mão invisível do
Pacheco Pereira ou se é a minha.
Mas já mostra alguns sinais:
Uma família composta por dois adultos e duas crianças em idade escolar, em que os dois adultos aufiram vencimentos marginalmente superiores ao salário mínimo, tem de se endividar quando inicia o ano escolar para poder proporcionar aos filhos aquilo que os colegas têm: livros, cadernos, borronas, fato de treino e sapatilhas. Talvez seja um problema que os leitores deste blog não tenham, mas é o problema de muitos portugueses.

Um blog para ricos, portanto.

Pequenas Irritações


Pessoas que gostam do Louçã porque "é muito inteligente"

Aparentemente os portugueses devem achar que os comunistas são pessoas pouco inteligentes.
É a única explicação que eu encontro para quando se está a falar do Bloco de esquerda ouvir recorrentemente “o Francisco Louça é muito inteligente”. Admiram o homem apenas por isso, porque é muito inteligente. Como se fosse uma coisa muito incrível. Como se não houvesse na política, homens e mulheres tanto ou mais inteligentes. Como se as políticas por ele defendidas não tivessem importância, ou, se são questionáveis, são imediatamente quase que justificadas : “ele é muito inteligente”.

De resto, eu pergunto sempre : Não seria o Hitler também ele inteligente ? E o Salazar, e o Estaline ?

Aparentemente os comunistas não são muito considerados e quando ouvem o Louça que usa um discurso diferente e dirigido não à “classe trabalhadora”, mas à “classe de 85”, ficam surpreendidos e exclamam fascinados : “ele é muito inteligente”. Para mim, acho até pouco inteligente que o Louça não perceba que no fundo estão apenas a tratá-lo como se fosse um cãozinho que sabe fazer uns truques.

Sporting



Análise Socrática do jogo com o Feyenoord :

1 - Temos que ter CONFIANÇA para a 2ª mão
2 - A primeira parte é um bom SINAL do que podemos fazer.
3 - O golo sofrido não importa, porque o OBJECTIVO é ganharmos na Holanda.

Há mais vida para lá deste blog

A propósito da acusação do Anacleto Louçã no debate de ontem acerca da isenção de impostos à banca, recomendo a leitura do Jaquinzinhos.

Stand Up Comedy


Denis leary - Lock 'n Load

Percebo mas não percebo

16.2.05
Percebo a alegria daqueles que prevêem a saída do Santana Lopes, mas não consigo perceber como ao mesmo tempo não ficam tristes por o Sócrates ir para PM.
É que uma coisa está ligada à outra. E esse é o dilema.

Há mais vida para lá deste blog

SOMOS OS PRIMEIROS
EUA poderão ter exército de robots dentro de 10 anos
Pfffff, grande coisa. Portugal vai ter um primeiro-ministro robot já daqui a quatro dias.
WALDORF

No Blog dos Marretas

Camarada Secretário Geral


Se alguém merecia este debate era o Jerónimo Sousa. Porque até agora é o único que está a fazer uma campanha digna, mesmo que não concordemos com as suas ideias.

Será que podemos bater mais no fundo ? Claro que sim !

15.2.05
Carta que Santana Lopes enviou aos eleitores

"Caro(a) Amigo(a),
Não pare de ler esta carta.
Se o fizer, fará o mesmo que o Presidente da República fez a Portugal, ao interromper um conjunto de medidas que beneficiavam os portugueses e as portuguesas.
Portugal precisa do seu voto para fazer justiça. Só com o seu voto será possível prosseguir as políticas que favorecem os que menos ganham e que exigem mais dos que mais têm e mais recebem. Você não costuma votar, e não é por acaso.
Afastou-se pelas mesmas razões que eles nos querem afastar.
E quem são eles?
Alguns poderosos a quem interessa que tudo fique na mesma. Incluindo a velha maneira de fazer política.
Eles acham que eu sou de fora do sistema que eles querem manter. Já pensou bem nisso?
Provavelmente nós temos algo em comum: não nos damos bem com este sistema. Tenho defeitos como todos os seres humanos, mas conhece algum político em Portugal que eles Tratem tão mal como a mim?
Também o tratam mal a si. Já somos vários. Ajude-me a fazer-lhes frente.
Desta vez, venha votar. É um favor que lhe peço!
Por todos nós,
Pedro Santana Lopes"

No
País Relativo

Apoio político

14.2.05


Há uma coisa que eu nunca consegui perceber nos devotos de Fátima : É nunca terem achado estranho que a Mãe de Jesus Cristo, filho do omnipresente e omnipotente Deus, criador da terra e dos céus, descesse do Altíssimo para vir anunciar coisas tão importantes como a que Salazar foi enviado pela Providência para salvar Portugal.

Aquilo é que foi um grande apoio político.

Há mais vida para lá deste blog

Morreu uma Santa
A missionária americana Dorothy Stang, de 73 anos, foi assassinada a tiros na manhã de sábado, em Anapur, no estado brasileiro do Pará. Trabalhava há 30 anos na região da Amazónia em defesa dos trabalhadores rurais e contra a invasão das empresas madeireiras.
no BdE - Blogue de Esquerda (II)

É oficial ! O Guterrismo está de volta !



O José Sócrates entre suspender a campanha e arriscar a perder votos por oportunismo e não suspender mas arriscar a perder votos de católicos ofendidos, decidiu suspender a parte mais festiva. Guterres não faria melhor.

Dia de Gastar-dinheiro-porque-fica-bem


via Como se fosse uma baleia

Stand Up Comedy


Bill Engval - Here's Your Sign

A isto eu chamo falta de sentido de estado



A que propósito se suspende uma campanha eleitoral por causa da morte de uma freira ?
Por mais importante que seja para o povo católico, não o é para um Estado laico que somos.
Já alguém disse, e bem, que a única coisa boa que vai acontecer dia 20 é que a campanha vai acabar.

Pequenos Mistérios


Carla Hilário Quevedo (ou como é conhecida na blogosfera, Bomba Inteligente)

O blog Bomba Inteligente tem algum interesse, pelo que mesmo não sendo dos meus favoritos, não é propriamente tempo perdido a sua leitura. E tem aquela coisa do "Hoje acordei assim ...", que é engraçada.

Vem isto a propósito da sua autora escrever agora na revista Única do Expresso uma crónica com o mesmo título do blog. São três "histórias" pequenas e uma grande, embora como foi a primeira vez que li a crónica, não sei se tem sempre o mesmo alinhamento.
Uma das pequenas é uma pequena pérola chamada Catarina, que transcrevo:

A publicidade, por vezes, leva-nos a fazer as coisas mais incríveis, como, por exemplo, seguirmos às riscas as instruções de fabricantes de iogurtes. Falo do clássico, um Actimel por dia e terá uma vida mais sadia. Como consumidora atenta e obediente, tomei o Actimel durante mais de duas semanas. Estava tudo a correr bem, até que apareceu o vírus da gripe. Ora o malvado não quer saber de iogurtes para nada e de imunitas nenhuma: 39,5º de febre, dores no corpo, tosse cavernosa e espirros insolentes. Não cessa de me espantar que, no auge do avanço tecnológico, as viroses gripais ainda existam. Os iogurtes são bons e têm (muito importante) o tamanho certo. Mas, contra a doença, nada melhor do que um bom antibiótico.

As outras duas pequenas chamam-se Bárbara e Fátima. Deduz-se assim que sejam a Catarina Furtado, a Bárbara Guimarães e a Fátima Lopes. Ou seja, três Bombas. A "história" grande que tem um nome relacionado com o texto, é a quarta Bomba. Ela própria. Subtil, não é?

Se estes textos fossem publicados no blog, eu não estaria aqui. A Bomba Inteligente publica o que quer e lhe apetece, assim como eu e qualquer outro bloger. Mas este texto foi publicado no Expresso.

Assim, a minha pergunta é: A Carla Quevedo é realmente paga para escrever isto ?

E agora, não se passa nada ?

13.2.05


Esta semana no na revista Única do Expresso, a propósito de um artigo sobre Luis Delgado, diz o Mário Bettencourt Resendes :
"Quando o convidei para escrever a coluna 'Linhas Direitas' tive pressões do governo (na altura PS) de que esse espaço não deveria continuar."
Parece-me a mim que estamos perante um caso de interferência governamental na comunicação social, ou não ?

A seguir à tempestade vem a bonança.

Por outro lado ...



sabíamos que o FCPorto ia perder pontos.

Fair Play II

O FCPorto também colaborou.
É bonito e fica bem.

don't forget the songs that saved your life


Rod Stewart - Tonight I'm Yours

Pequenos Mistérios


José Magalhães

Não consigo perceber a razão de José Magalhães aceitar todas as semanas ser gozado pelo Pacheco Pereira e Lobo Xavier.
O motivo do gozo é compreensível: O José Magalhães é "his master's voice", seja qual for o master. Ele não tem opiniões próprias, o pensamento dele é o pensamento actual do partido. Crítica hoje o que elogiou no passado. Como os partidos. Como diz Pacheco Pereira : " O José Magalhães só deixou de ser comunista quando lhe caiu o muro de Berlin em cima".

Obviamente que tanto o Pacheco como o Lobo Xavier são políticos no activo e como tal não deixam de traduzir o pensamento do partido a que pertencem, mas por diversas vezes que já demonstraram que não são cordeirinhos. Se pensam hoje uma coisa não mudam de opinião porque o partido passou a ser governo ou porque passou para a ser oposição.

Claro que é um gozo para nós ver o José Magalhães ser gozado, mas para ele não deve ser agradável. Será só pelo mediatismo ? Mas é uma mediatismo negativo ...

Tralha Pauloportista


"Quando se chega ao ponto de dissolver a Assembleia da República por causa de episódios infelizes, custa-me que no outro prato da balança não se tenham posto documentos como este", criticou, referindo-se aos "Cem Compromissos para uma Política de Família". "Este documento vale mais do que cem episódios", argumentou.
A tradução desta balança é a seguinte : A ala PP do governo estava a governar bem e a tomar medidas positivas para Portugal, mas a ala PSD com "episódios infelizes" deu ao Presidente o motivo para a dissolução. Logo nós somos bons e eles são maus.
Foi com esta gente que Santana Lopes fez um acordo de não agressão.
A única vantagem da tralha Guterrista ir para o governo é a saída da tralha Pauloportista.

Será que podemos bater mais no fundo ? Claro que sim !

Fernandes Thomaz "explicou" qual é a sua ligação ao distrito de Santarém, pelo qual o CDS-PP quer eleger dois deputados: "Vou a Fátima, vou a umas toiradas, vim ver uns amigos, mas nada mais". O dirigente democrata-cristão desvalorizou a importância de ter raízes no círculo pelo qual concorre, afirmando também que foi para a secretaria de Estado dos Assuntos do Mar quase por acaso. "Gostava de ir à praia e andar de barco, nada mais", declarou.

Fair Play

Como eu tinha sugerido, o Benfica também colaborou.
Esperemos que o FCPorto também alinhe.

Há mais vida para lá deste blog

11.2.05

No Zurugoa

Stand Up Comedy


David Cross - Shut up, You fucking baby

Recomenda-se



DIRECTO AO ASSUNTO
Páre, escute e olhe
Carlos Pinto Coelho modera este debate que tem como mote um artigo de Medina Carreira, no Público, que foi uma espécie de «Páre, escute e olhe» no meio de uma semana trepidante.

Nunca aparece um condutor alcoolizado quando precisamos.



Teaser

[...] No PSD já se afiam as facas para a noite de dia 20 e para as semanas alucinantes que nos vão levar ao mais espectacular Congresso dos últimos anos (Santana vs. Marques Mendes?) [...]
Ricardo Costa na SIC Online

Não há almoços grátis

10.2.05


Ao Santana Lopes também tudo lhe acontece. Mas desta vez o homem não tem culpa.
Vamos lá ver se eu entendo : Então a Simone é convidada para um jantar de artistas com o Santana Lopes em plena campanha eleitoral e acha que não vai para um acontecimento partidário ?
Mesmo que tenha sido convidada pelo Primeiro Ministro Santana Lopes (o que não sei se terá sido), achava ela que não haveria qualquer intenção propagandística ?
Alguém me lembrou que o problema só surgiu quando ela se apercebeu que tinha que pagar o jantar.

don't forget the songs that saved your life


Capital Inicial - Independência

Será que podemos bater mais no fundo ? Claro que sim !


no Barnabé

Liga de Clubes ou Liga do Clube ?

O órgão disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional instaurou um processo sumaríssimo ao atleta sul-africano por agressão a um adversário da Académica, propondo dois jogos de castigo, mas o FC Porto recorreu e McCarthy viu agravada a pena.

O Dias da Cunha tem toda a razão quando pede a intervenção do governo no futebol.

O que mais impressiona é a forma despudorada como estas manobras são feitas. Fazem uma proposta de 2 jogos de castigo, e se o jogador não concorda leva com três. Como é possível eles acharem que as pessoas não iam relacionar como o jogo do Benfica ? Não acham e não se importam.

Ramalhete

Cito de memória o Miguel Sousa Tavares ontem na TVI.

Santana Lopes - Menino mimado.
José Sócrates - Agente funerário.
Paulo Portas - Embrião precocemente envelhecido
Francisco Louça - Tele-Envagelhista

Stand Up Comedy


Steven Wright - I Have a Pony

Eu também queria ...

9.2.05
80 % dos utilizadores de telemóveis recebem "spam"
O "Spam", eterna praga do correio electrónico e da internet, está a alastrar pelo sistema da rede telefónica móvel. Oito em cada 10 utilizadores dizem ter já recebido mensagens não solicitadas, revela um estudo divulgado hoje.


Não gosto de me fazer de vítima, mas porque é que eu não recebo spam no meu telemóvel ?
Sinto-me como o George Costanza, quando a Empresa de Limpeza/Seita Religiosa tentava converter toda a gente menos a ele.

O problema tem solução

8.2.05
"Shakespeare said first kill all the lawyers. I've been doing some some thinking, I think we could get away with it because if you kill all of them, at our murder trial, we wouldn't have adequate representation."
Dennis Miller

don't forget the songs that saved your life


Pink Floyd - The Wall

Stand Up Comedy


Dennis Miller - The Rant Zone

Velhos tempos


Um tribunal norte-americano condenou um padre católico por abusar sexualmente de uma criança, durante vários anos. O padre arrisca-se agora a prisão perpétua.

Lembram-se quando só por comermos carne à Sexta-Feira iamos para o Inferno ?

Quando ?


De acordo com a Brigada de Trânsito da GNR, houve menos acidentes, mas o número de mortos duplicou em relação ao mesmo período do ano passado.
Desde sexta-feira já se registaram 1326 acidentes que provocaram 14 mortos, o dobro do registado em 2004.
Este ano o número de feridos diminuiu. Ficaram em estado grave 25 pessoas, menos 20 que 2004. Quanto a feridos ligeiros são, para já, 375.
Quando é que a MAIOR causa de mortalidade neste país vai ser levada a sério ?

Siga para tribunal - II

A Ordem dos advogados pode vir a processar o Estado Português por dívidas a defensores oficiosos. O bastonário Rogério Alves lembra que o Estado se comprometeu a pagar os 14 milhões de euros até ao final deste mês.
Se este julgamento fosse para a frente, quem é que ia defender o Estado ? Um advogado claro.
E como é que era resolvido o conflito de interesses ?
Simples. O Estado pagava ao advogado pelos seus serviços.

Siga para tribunal - I

A Ordem dos advogados pode vir a processar o Estado Português por dívidas a defensores oficiosos. O bastonário Rogério Alves lembra que o Estado se comprometeu a pagar os 14 milhões de euros até ao final deste mês.
Acho bem. E para mostrar a seriedade da questão, a Ordem dos Advogados devia ser defendida em tribunal por um defensor oficioso. Se possível, escolhido completamente à sorte 15 minutos antes de começar o julgamento.

Quem fala o que quer ...



ouve o que não quer !

don't forget the songs that saved your life


Bruce Springsteen - Born in the U.S.A.

É preciso ter LATA ! - parte 2



Medina Carreira, que abandonou o PS há cinco anos em ruptura com António Guterres, não resiste a comentar o regresso do antigo primeiro-ministro à cena política portuguesa. «O mal não é o António Guterres ter fugido, o que já é péssimo, é o desejo de reentrar, é inconcebível, uma falta de vergonha e de respeito pela sociedade. Quem foi eleito e foge não deve tentar sequer ser candidato a candidato», defendeu.

SAW



Finalmente matei a curiosidade e vi SAW.
E vale a pena ? Vamos lá ver. O nosso imaginário de medo já não se assusta com caras feias, é preciso algo mais para nos prender a respiração. E esse algo mais só pode ser uma de duas coisas. Ou apela à nossa imaginação, ou aos nossos olhos. O monstro que está por de trás da porta e não o vemos, ou então o monstro que nos é mostrado. E aqui tem que ser visualmente forte.
Um bom exemplo do apelo visual é o Dia de Independência.O sucesso deste filme, deveu-se em grande parte à originalidade da dimensão descomunal das naves espacias. E claro, ao talento do realizador em aproveitar esse pormenor. Basta lembrarmo-nos nos planos em que Nova York era submersa na sombra das mesmas.
Este fime, SAW, que em Portugal deve ter um título do tipo 'Cuidado Que Te Cortas', tem a sua mais valia na originalidade como o criminoso executa as suas vítimas e a forma como são filmadas.
E claro, o mistério de saber se vamos ou não ver alguém a serrar-se a si próprio. Eu não conto ...

Obviamente

Peseiro deixou bem claro que “não vamos desistir e vamos continuar a lutar pelo título”.
Estamos a 2 pontos do líder, pelo que esta afirmação é :
a) Estúpida
b) Parva
c) Idiota
d) Imbecil
e) Ignorante
f) Tola
OBVIAMENTE, que esta derrota visa contribuir para o campeonato mais disputado de sempre. Esperemos pois que o FCPorto e o Benfica não deixem também de participar na festa do futebol.

Stand Up Comedy

6.2.05

Woody Allen - Standup Comic

Stand Up Comedy


Lewis Black - The End of the Universe

Gostos


O presidente do PSD, Pedro Santana Lopes, disse ontem que, caso ganhe as eleições de dia 20, quer o economista Miguel Cadilhe como vice-primeiro-ministro para a competitividade. Em entrevista à RTP, o líder social-democrata disse que Cadilhe era "uma pessoa que veria com gosto" num Governo que formasse.
Questionado pela jornalista Judite de Sousa, Santana Lopes admitiu que já
falou com o antigo ministro das Finanças mas adiantou que "não é altura de fazer convites formais".
Pensava eu que quando se fazem os convites para o governo a regra de ouro é a discrição.
Não se anunciam convites, que podem ser rejeitados, para depois os eleitos ser sempre uma 2ª escolha.
Se o convite já foi feito e foi aceite, muito bem. Os portugueses gostam de saber quem poderá vir a governá-los. Mas não foi isso que foi dito. O que Santana Lopes nos transmitiu foi os seus gostos. Mais uma oportunidade perdida para ficar calado.

Já sabiamos porque é que ia começar a chover ...




Tantos partidos, que chatice.

4.2.05
"O problema é que nós em Portugal vivemos num sistema parlamentar multipartidário."
no Barnabé
De facto, é um problema. Em vez de termos vários partidos, com diferentes visões do mundo e da sociedade, para podermos confrontar os diversos projectos e pelo resultado podermos escolher melhor, realmente o ideal seria termos de fazer apenas uma escolha.
Não há dúvida que os debates televisivos seriam muito mais cativantes.
É claro que viveríamos numa ilusão de escolha, mas o que é que isso interessa...

Venha o Diabo e escolha


O debate de hoje serviu para tirar qualquer dúvida acerca do que nos espera.
Se por um lado temos Santana Lopes que já mostrou que não tem competência, sentido de estado, honra, responsabilidade e coragem política para aplicar as ideias, por outro temos José Sócrates que não tem ideias.