<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7665134\x26blogName\x3dA+Fonte\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://afonte.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://afonte.blogspot.com/\x26vt\x3d1466326753139482528', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

A Fonte

O que há de errado comigo ? Eu não sei nada e continuo limpo.

Afinal já sabemos porque é que não chove ...

31.1.05


Sempre que o FCPorto perde, o sol sorri, os passarinhos cantam e os semáforos ficam verdes.

Há mais vida para lá deste blog

o telegrama (ficção)

Bateram à porta apressadamente. Reinaldo já estava habituado e sabia porque o procuravam assim tão abruptamente, logo a seguir à
derrota do FCP. Fernandez entrou e vociferou num "portunhol" casmurro: - Reinaldo, o presidente está cada vez pior. Agora manda-me um telegrama dizendo apenas isto: BENFICA stop PC stop. Di-meTeles? Que es esso?".
Reinaldo não tardou a descodificar a mensagem:
Bitor,Esta Noite Foi Impossíbel Comprar Árbitros
Pinto da Costa
no Food-i-do

Pequenas Irritações


Músicos que fazem concertos de beneficência

Acho um piadão a estes artistas que descem dos seus pedestais e se dignam a vir cantar umas musiquitas de borla para ajudar os mais infortunados. Como agora, em Cardif.
Para começar só o fazem em situações muito especias, ou seja, quando o mediatismo da tragédia é grande e podem aparecer como grandes filantropos.
Depois, o altuísmo desta gente não passa por dar dinheiro ou ajudar fisicamente. Para eles cantar é ajudar. E porque ? Porque são músicos profissionais.
Sejamos claros. Não ser remunerado por fazer uma coisa que é a nossa profissão, obviamente que é ajudar, mas há profissões e profissões. E ser músico não é uma profissão normal. É cantar e tocar umas guitarradas. Que por acaso neste mundo doente e doentio é uma profissão que pode dar muito dinheiro.
Assim como os futebolistas. Adoro quando juntam um grupo de amigos para jogar à bola e lhe chamam beneficência. Por este ponto de vista eu e os meus amigos também somos uns grandes humanistas. Não temos culpa é que ninguém queira pagar para nos ver.

don't forget the songs that saved your life


Sérgio Godinho - Era uma vez um rapaz

Levanta-te e Ri ? Não, isto é Stand Up Comedy



Estou chocado !


Em entrevista exclusiva ao Diário Económico, Freitas do Amaral não rejeita uma candidatura presidencial. Freitas afirma estar disponível para o país mas guarda a decisão para o Verão.

Pequenas Irritações

30.1.05

Os meninos e meninas da rádio

Actualmente não conheço uma rádio (excepção à TSF), cujo programa da manhã não me enerve.
Não sei o que se passou, mas presentemente as nossas rádios estão inundados de radialistas que nos informam as horas de dez em dez minutos, sempre com um ar de quem está a dizer uma grande coisa. E depois desejam sempre uma boa viagem, e um grande bom dia.
Sempre com um sorriso plástico na cara, riem-se literalmente de tudo e de nada. Risinho forçado, claro. Pois 99% das coisas que dizem não tem piada nenhuma, mas por alguma razão acham que se eles se rirem as pessoas que estão a ouvir também vão achar piada.
A imagem acima é ilustrativa: Sinceramente, tem alguma piada ? Mas eles riem-se...

Sem palavras



"Este homem é conhecido pela sua natureza sedutora". Do púlpito, Augusta Ferreira, doméstica, dirigiu-se com estes modos a Pedro Santana Lopes. Em delírio, as mais de mil mulheres presentes no almoço de Famalicão mostraram partilhar desta apreciação. A seguir, foi a vez de Manuela Cardoso levar a sala ao êxtase: "Ele ainda é do tempo em que os homens escolhiam as mulheres para suas companheiras", afiançou esta funcionária pública, lembrando que Deus assim o quis. "Bem-haja os homens que amam as mulheres!", sentenciou ainda. "O outro candidato [José Sócrates] tem outros colos. Estes colos sabem bem", confessou Pedro, no final, aos jornalistas

Começar a semana

com uma boa notícia é sempre bom.

Nunca aparece um condutor alcoolizado quando precisamos.



25th Annual RAZZIE Award

28.1.05
E os nomeados são ...

Pior Filme
Alexander
Catwoman
Superbabies: Baby Geniuses 2
Surviving Christmas
White Chicks

Pior Realizador
Bob Clark - Superbabies: Baby Geniuses 2
Renny Harlin e/ou Paul Schrader - Exorcist 4: The Beginning
“Pitof” - Catwoman
Oliver Stone - Alexander
Keenan Ivory Wayans - Whhite Chicks

Pior Actor
Ben Affleck - Jersey Girl e Surviving Christmas
George W. Bush - Fahrenheit 9/11
Vin Diesel - Chronicles Of Riddick
Colin Farrell - Alexander
Ben Stiller - Along Came Polly, Anchorman, Dodgeball, Envy e Starsky & Hutch

Pior Actriz
Halle Berry - Catwoman
Hilary Duff - Cinderella Story e Raise Your Voice
Angelina Jolie - Alexander e Taking Lives
Mary-Kate & Ashley Olsen - New York Minute
Shawn & Marlon (The Wayans Sisters) - White Chicks

Pior Actor Secundário
Val Kilmer - Alexander
Ah-Nuld Schwarzenegger - Around The World In 80 Daze
Donald Rumsfeld - Fahrenheit 9/11
Jon Voight - Superbabies: Baby Geniuses 2
Lambert Wilson - Catwoman

Pior Actriz Secundária
Carmen Electra - Starksy & Hutch
Jennifer Lopez - Jersey Girl
Condoleeza Rice - Fahrenheit 9/11
Britney Spears - Fahrenheit 9/11
Sharon Stone - Catwoman

Pior Argumento
Alexander
Catwoman
Superbabies: Baby Geniuses 2
Surviving Christmas
White Chicks

don't forget the songs that saved your life


Legião Urbana - Que país é este

A 100 à hora num beco sem saída

O nosso ainda Primeiro Ministro Santana Lopes disse que "abrirá processos às empresas que tiverem falhado nas previsões."
Já li escrito que «e se os resultados confirmarem as sondagens, ele processará... os eleitores»!, o que sendo uma piada, tem toda a lógica numa perspectiva santanista.
O homem está de cabeça perdida, não diz o que pensa nem pensa no que diz. O desespero começa a instalar-se, o que é sempre um prenúncio de derrota.
E assim vamos para o Guterrismo (parte 2), mas desta vez sem o Guterres. Ainda não sei se é bom ou mau.
Para parafrasear Bob Dylan : Vamos a 100 à hora num beco sem saída.

Levanta-te e Ri ? Não, isto é Stand Up Comedy



don't forget the songs that saved your life


Peter Frampton - Frampton Comes Alive!

Prá Frente Portugal SEM Freitas do Amaral

Tinha eu 15 anos quando quase chorei com a derrota do Freitas nas presidenciais de 1986 que o Soares ganhou sem o merecer, como já aqui escrevi.
Pois agora, e porque quer tentar ir a eleições outra vez, apela ao voto no PS.
Sinto-me traído com 18 anos de atraso.

don't forget the songs that saved your life

26.1.05

David Sylvian - Dead Bees on a Cake

don't forget the songs that saved your life


The Smiths - The Queen is Dead

don't forget the songs that saved your life


The Cure - Standing on the Beach -The Singles

Jobs for the Girls

Via Blasfémias deparo com notícia que Matilde Sousa Franco aceitou ser candidata a deputada com a promessa de que lhe seria dado o lugar de Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Só fico com uma dúvida : Foi Sócrates que lhe prometeu a Santa Casa como recompensa para ser candidata ou foi ela que pediu a Santa Casa e ir a eleições é o preço?
É recompensa ou preço ?

É preciso ter LATA !

25.1.05


E Guterres foi claro "Portugal vive uma situação complexa, incompatível com instabilidade política", sendo pois "vital para o País que das eleições saia um Governo com maioria absoluta".
Como era esperado, o Picareta Falante apareceu para dar um ar da sua graça, para lembrar que está na corrida para Belém.
E podia aparecer a dizer muita coisa, mas vir com esta de que "Portugal vive uma situação complexa", é de bradar aos céus ! Então quem é o principal culpado desta situação ? Porventura julgará ele que a nossa memória é assim tão curta ?
Instabilidade política? Dá-me a ideia (posso estar enganado) que foi apenas há TRÊS ANOS que ele fugiu e nos deixou no pântano. Com as contas públicas arrebentadas e as reformas todas por fazer, e com a agravante de que nesses anos Portugal, a Europa e o Mundo terem atravessado um ciclo económico favorável.
Se os Portugueses engolem este gajo outra vez passados apenas TRÊS ANOS, então mais vale desistir e falar só de Futebol, Quinta das Celebridades e Malucos do Riso.

don't forget the songs that saved your life


Xutos e Pontapés - Ao vivo no Rock Rendez Vous

Pequenas Irritações


Pessoas que repetem a pergunta antes de responder

Quem é que não conhece este tipo de pessoas que dá vontade de bater ?
Pergunta-se : "O pá, sabes se Hugo Viana vai poder jogar contra o Benfica na Quarta ? "
Responde a besta : "Se sei se o Hugo Viana vai poder jogar contra o Benfica na Quarta ? - Não, não sei"
Não sei se é falta de inteligência para perceber uma pergunta à primeira, pelo que têm de a repetir, ou se é só para dar um ar de inteligente, com se estivessem a pensar muito.
E se por acaso formos obrigados a fazer mais de três perguntas, então o melhor é imaginar que se está numa gruta, pois assim pelo menos o eco é esperado.

don't forget the songs that saved your life


Plebe Rude - O Concreto Já Rachou

Fácil, Barato e pode dar Milhões

Assim, e "com a autoridade moral de quem viveu seis anos com governos minoritários", Guterres assume que a maioria absoluta é agora indispensável e que "nesta altura só o Ps tem condições de a obter". Se não fosse o PS, seria mesmo "preferível que outros tivessem" a tal maioria absoluta, acrescentou.
E se, nesta batalha, entre os socialistas há quem apele ao eleitorado mais à esquerda, procurando cativar eleitores do Bloco ou do PC, é para o centro que Guterres prefere voltar-se (será aí que tudo se decide?). Por isso apelou a "muitos que votaram PSD" em 2002 para que reflictam se "querem instabilidade" - um "governo fraco, minoritário ou com base numa coligação heterogénea" - ou antes um Executivo "forte e coeso".
aqui tinha dito que a estratégia socialista é transparente : apelar ao sentimento do povo laranja desiludido com o Santana Lopes, tentando incutir a ideia de que compreendem que normalmente votariam PSD, mas como o país precisa de uma maioria absoluta para ser governável, (quem não se lembra do Cavaco), o melhor que podem fazer por Portugal é votar no PS.

don't forget the songs that saved your life

24.1.05

Marillion - Misplaced Childhood

don't forget the songs that saved your life

23.1.05

The Doors - The Doors

Ricardo, Coração de Leão



Se um Tanque incomoda muita gente ...



Há mais vida para lá deste blog


Na Força Exterior

Pequenos Mistérios

22.1.05

O espaço de leitura da Fnac
Não consigo perceber o que fazem aquelas pessoas ali sentadas.
Dizem-me que estão a ler.
Sim, mas porquê ?
Não tem dinheiro para comprar o livro ? Mas então teriam que passar lá a tarde toda, ou não ?
Estão a fazer horas para alguma coisa ? Mas a Fnac é uma sala de espera ?
Estão a fazer um "teste drive" ao livro para ver se vale a pena comprá-lo ? E é por ler 1,2, ou 10 páginas que se determina se um livro merece ser comprado ?
E digam-me : Consegue-se mesmo ler ? O barulho da loja e o movimento das pessoas não incomoda ?

don't forget the songs that saved your life

The Smiths
Rubber Ring

A sad fact widely known
How the most impassionate song to a lonely soul
Is so easily outgrown

But don't forget the songs that made you smile
And the songs that made you cry
When you lay in awe on the bedroom floor
And said: "Oh, smother me, Mother..."

The passing of time and of all its crimes
Is making me sad again
The passing of time and all of its sickening crimes
Is making me sad again

But don't forget the songs that made you cry
And the songs that saved your life
Yes, you're older now and you're a cleaver swine
But they were the only ones that stood by you

The passing of time leaves empty lives
Waiting to be filled
The passing of time leaves empty lives
Waiting to be filled

I'm here with a cause i'm holding a torch
In the corner of your room can you hear me?
And when you're dancing and laughing and finally living
Hear my voice in your head and think of me kindly

Do you love me like you used to ?

O Dilema

Em quem votar ? Santana Lopes ou José Sócrates ? Ou nenhum ?
Por mim, acho que só por ter posto o povo laranja neste dilema, o Santana Lopes merecia perder. Estrondosamente.

Há mais vida para lá deste blog

LÓGICA BLOQUISTA

Se bem percebi, o BE é a favor do aborto porque o Dr. Louçã é capaz de gerar vida.


no Quinto dos Impérios

Pequenos Mistérios

21.1.05


Caixas de comprimidos
Porque é que quando abrimos uma caixa de comprimidos, 90% das vezes o fazemos pelo lado onde está dobrado o papelinho que vem lá dentro ?

RIP

20.1.05


Faleceu hoje na televisão o Eng.Nuno Cardoso, vitima de assassinato político.
Contas antigas por saldar na família há muito tinham ditado que à primeira oportunidade , a guerra fraticida de reacenderia.
Homem que vivia atrasado no tempo, mais propriamente uma semana, o antigo Presidente da Câmara do Porto deixa saudades na zona das Antas.
Paz à sua alma.

Há mais vida para lá deste blog

19.1.05
Mais um excelente post do Bruno Alves no Desesperada Esperança
Interessante...

Chega-me às mãos um panfleto do Bloco de Esquerda. Diga-se de passagem que o dito me foi entregue por uma jovem esquerdista que destrói sem qualquer piedade católica ou comiseração progressista o mito de que por aqueles lados a riqueza estética se encontra mais equitativamente distribuída. Na realidade, a dita jovem só provocaria um crescimento sustentado no ramo executivo de um macho explorado pelo capitalismo, se porventura, fosse geneticamente modificada. E como é sabido, o BE não é favorável a essas imposições totalitárias do grande capital.

Voltando ao assunto: recebo um panfleto do BE. Intitula-se "10 prioridades para uma viragem no país". E nele podemos encontrar as "10 prioridades para os primeiros 100 dias". Trata-se portanto do programa do que o dr. Soares, embora "não concordando com tudo" (obviamente), achou "interessante" (mais óbvio ainda). Tenho de admitir que concordo com o dr. Soares. De facto, é "interessante". Veja-se por exemplo, a medida nº2: "Aborto: fim da perseguição das mulheres". É, de facto, "interessante". A típica demagogia do BE, sempre do alto da sua suposta superioridade moral. Gosto também particularmente de algo que não está incluido nas tais 10 medidas. Não é por isso que o seu valor é menor. Veja-se bem: "Uma nova Constituição para uma Europa Solidária". O BE sem adjectivação não existe. Tudo tem de ser adjectivado. Desde que, obviamente, o adjectivo não seja a palavra "mau". Como sabemos, o "Mal" é, como a "Culpa", uma invenção judaico-cristã, e cuja utilização, a bem da libertação do "inner-self" dos cidadãos, e do apaziguamento das boas consciências, deve ser expurgada da linguagem corrente. "Solidário" já não tem esse problema. não só não deve ser banido, como deve ser obrigatório. "Solidariedade compulsiva", ora aí está o caminho do futuro. E sempre se têm a Coreia do Norte como exemplo. "Solidário" é um adjectivo progressista. E se algo é "solidário", é bom, independentemente da forma que possua. Basta-lhe ser solidário. Veja-se o próprio BE. Alguns dos seus membros seguiam, até há uns anos, a Albânia como modelo. Hoje continuam a seguir, mas já não têm coragem para o dizer. No entanto, são "solidários", que é coisa que ninguém que defenda "esse Bush" pode ser. Preocupam-se com as desigualdades. Não importa se melhoram ou pioram: o que interessa é nivelar. Normalmente, por baixo. é o preço a pagar (compulsivamente) pela "solidariedade".

No entanto, a minha preferida é a seguinte afirmação: "àgua e energia não são negócios". Perfeito. O velho preconceito do BE contra o negócio e o dinheiro, esse agente corruptor da natural bondade humana. E sempre se consegue ser "solidário", porque como é sabido, o negócio é contra os pobres (explora-os, ao contrário do que se passa na Coreia do Norte, onde a liberdade é tanta,que nem lhe dão atenção), e como o BE é contra o negócio, é o defensor dos pobres. Os outros são exploradores. O BE é "solidário".

Pena é que a "solidariedade" contida nas medidas propostas pelo BE tenha, caso estas sejam implementadas, uma única consequência: um agravamento do estado da economia, que colocará em pior condição precisamente aqueles que são alvo da "solidariedade" do BE. Com a benção (passe a terminologia judaico-cristã) do dr. Soares. Interessante
...

Alguém que avise o Ministro que este governo está em gestão.

18.1.05
O Governo anunciou hoje a construção de duas novas travessias sobre o rio Tejo. Uma ponte ferroviária entre Chelas e o Barreiro, e uma ligação rodoviária ente Algés e a Trafaria.
Esta tipo de propostas não só fazem cair no rídiculo quem as propôe, o que seria o menos, mas mais importante, arrastam também consigo para a lama da banalidade a Instiuição Governo.
E um país pode ser governado à esquerda, à direita, ao centro, com coligações ou sem elas, que se as pessoas não respeitarem o Governo e a sua autoridade, nunca será bem governado.

Original ? Não, obrigado.

Mário Soares considera que o Bloco de Esquerda (BE) foi o único partido que atá agora apresentou um programa eleitoral inteligente e original
"Original" era um dos termos que Sir Humphrey Appleby usava para criticar as propostas do seu ministro.
Mas parece-me que neste caso o venerável Mário Soares não estava a ser irónico.
Estava a ser ridículo.

Fausto Bordalo Dias

17.1.05


Um dia o Fausto vai morrer. Como eu, como todos nós.
E como acontece sempre que morrem figuras maiores da nossa cultura, nesse dia as televisões vão transmitir espetáculos e entrevistas, vão falar do passado e vão falar os amigos. E as suas músicas vão ser ouvidas.
E desse dia em diante, o Fausto vai passar a ser conhecido. E as suas músicas cantaroladas por toda a gente, principalmente pelos que não o conheciam. Já vi este filme duas vezes. Em Zeca Afonso e mais recentemente no Carlos Paredes.
Não sou nem pretendo ser crítico musical. Não vou por isso dissertar muito sobre a sua música ou letras ou sobre a sua qualidade enquanto músico ou letrista. Nem o conseguiria fazer. Nem quero.
Para mim o Fausto é grande, grande porque quando o ouço sinto-me um priveligiado.
Quando ele morrer será de toda a gente. Agora é só nosso.

Pequenas Irritações


Os Galheteiros.

Penso que não deve haver ninguém que tempere as batatas com a mesma quantidade de azeite e vinagre. O azeite é para regar bem regadinho o prato e o vinagre para dar um "saborzinho".
Então porquê os dois frascos iguais, ou melhor, porque os dois frascos com aberturas iguais ?
Sempre que vamos verter o vinagre, temos que fazer um exercício de equilíbrio que quase sempre acaba com o prato enxarcado. Ao contrário do azeite, que sendo mais gorduroso, escorrega mais devagar pelo que podemos calmamente distribuí-lo equitativamente pelo prato.
Mas não. Fazem os frascos iguais, obrigando-nos a uma ginástica de fazer perder a cabeça.
Um pouquinho ... está quase ... cuidado ... com calma ... já vai ... SPLASH !. Merda!

E a gaja que não se cala ...

16.1.05
Já está na altura de a Liga de Clubes tomar uma atitude.
Na Choupana, do princípio ao fim do jogo, somos obrigados a ouvir os bombos que até um santo irritam. E acompanhados por uma gaja a cantar entre outras o "Apita o Comboio".
Se em casa sofremos, só podemos imaginar a tortura que é para os jogadores e treinadores visitantes.
Eu pergunto : Não será isto uma espécie de doping ?


Há quanto tempo não vejo um filme do Humphrey Bogart ?

14.1.05

25.12.1899 - 14.01.1957

Há mais vida para lá deste blog

Não sei se ria ou se chore com este post do Random Precision
O Sr. Director
Em Setembro de 2002 foi publicada na II Série do Diário da República a aposentação do Exmº. Senhor Juiz Desembargador Dr. José Manuel Branquinho de Oliveira Lobo, a quem foi atribuído o número de pensionista 438.881.
De facto, no dia 1 de Abril de 2002 o Dr. Branquinho Lobo havia sido sujeito a uma “Junta Médica” que, por força de uma doença do foro psiquiátrico, considerou a sua incapacidade para estar ao serviço do Estado, o que foi determinante para a sua passagem à aposentação.
De acordo com o disposto na alínea a) do nº 2 do artigo 37º do decreto-lei nº 498/72 de 9 de Dezembro, em caso de aposentação motivada por incapacidade ou doença, constitui regalia dos magistrados judiciais auferirem a sua pensão de aposentação por inteiro, como se tivessem todo o tempo de serviço para tal necessário. Por esse motivo, o Dr. Branquinho Lobo passou a auferir uma pensão de aposentação no montante de € 5.320,00.
Contudo, por resolução proferida no dia 30 de Julho de 2004, o Conselho de Ministros do Governo do Dr. Pedro Santana Lopes nomeou o Dr. Branquinho Lobo como Director Nacional da Polícia de Segurança Pública.Desde então, o Dr. Branquinho Lobo acumula a sua pensão de aposentação por incapacidade com o vencimento de Director Nacional da P.S.P.
Moral da história:
Para ser Director Nacional da P.S.P. não é preciso ser doido.Mas, pelos vistos, ajuda muito...

Um blog

13.1.05
que promete vir a ser muito útil, como se percebe já nos post iniciais.
Margens de Erro

" 25 de Abril "

Após a revolta do povo, comandados pelo 'Che' Jorge, foi instaurado o sistema de comentários, pondo fim a seis meses de Orgulhosamente Sós.
Viva a Democracia. Abaixo a Ditadura.

Quem vai à frente, quem é ?

10.1.05
Sporting - 31
Boavista - 30
FC Porto - 30
Sp. Braga - 29
Benfica - 28

Nunca aparece um condutor alcoolizado quando precisamos.

9.1.05


Epístola de S.Mourinho aos Portugas

«No "flash interview" ouvi falar de quebras físicas e logo dei por mim a pensar que a minha cruzada vai ser mesmo difícil. É que não consigo mesmo que se perceba que isso não existe. A forma não é física. A forma é muito mais que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física.»
Crónica de Mourinho no Record

Então e as ditaduras da Maioria ?

O ex-Presidente da República, Mário Soares, defende que o próximo Governo saído das eleições legislativas antecipadas de Fevereiro seja "um Governo que se veja a si próprio como de salvação nacional". Em entrevista ao diário espanhol "El País", Soares afirma estar convicto que o PS vai ganhar as eleições com maioria absoluta.
"Só uma maioria absoluta assegura condições de trabalho ao novo Governo. Precisamos de governos estáveis. E o próximo, dada a situação do país, terá que ser um governo que se veja a si próprio como de salvação nacional. Isso significa que o PS não se poderá esquecer do diálogo social com os sindicatos, os trabalhadores, as associações patronais e todos os eleitores insatisfeitos com a direita e que aceitam votar na esquerda", sustenta.

Como se vai tornando cada vez mais claro

Uma Verdade Proibida
Por VASCO PULIDO VALENTE

Não se percebe este alvoroço universal com as listas para deputados. Desde logo, é indiferente quem eles são ou deixam de ser. O eleitorado não vota pelo sr. A, "cabeça de lista", que não conhece ou conhece mal, ou pelo sr. B, nº 7 ou 17, cuja existência ignora. A seguir, em S. Bento, os candidatos que forem eleitos terão o único dever de se levantar, ou não levantar, segundo ordens superiores. Só por um estranho hábito tribal, a mesma gente que chora e lamenta a sua insignificância e o seu servilismo se interessa, no grande momento da confecção das listas, pela sua identidade. Há ainda, neste capítulo, outro ponto a considerar: em grosso, uma pessoa que aceita um lugar no Parlamento (e não se demite no minuto seguinte) prescindiu, por força, de qualquer honestidade e do simples respeito por si própria. Foi contratada para esconder a sua opinião, apoiar o que desaprova e não fazer perguntas. Ninguém, no seu juízo, se moverá por tropa assim.
Claro que a comédia das listas, principalmente agora e principalmente no PSD (e também um pouco no PS) tem alguma graça. A atracção fatal de Santana por personalidades do submundo dos "famosos" revela bem a essência do homem. E os mesquinhos cálculos de Sócrates dão uma ideia muito exacta da mercearia (e da vingança) "socialista". Mas sobretudo o exercício demonstra exuberantemente a artificialidade do sistema político português. No PSD, o chefe atafulha à vontade as "listas" com a sua seita. No PS, é atribuída ao chefe uma quota privada de 30 por cento. E no CDS, o chefe escolhe o pequeno número de "elegíveis". De facto, em conjunto, os chefes pessoalmente nomeiam de metade da Assembleia da República, que, por inadvertência, a Constituição descreve ainda como órgão de soberania. A isto se chama, em Portugal, um Estado democrático.
De qualquer maneira, este Parlamento não promete. Em 20 de Fevereiro, quem se dispuser ao cívico sacrifício de votar sabe de ciência certa que não mudará coisa nenhuma. Para mudar alguma coisa, como se vai tornando cada vez mais claro, é preciso primeiro mudar o regime. Uma verdade por enquanto proibida

Jorge Sampaio, o Militante

O Presidente da República (PR), Jorge Sampaio, afirmou que o sistema político deve ser alterado de forma a favorecer a criação de maiorias absolutas na Assembleia da República. As declarações do chefe de Estado foram proferidas no programa "Expresso da Meia-Noite", gravado ontem no Palácio de Belém.
.
Caso as eleições legislativas fossem hoje, o PS seria o vencedor. No entanto, de acordo com um estudo da Eurosondagem para SIC, Expresso e Rádio Renascença, não é clara a possibilidade dos socialistas obterem sozinhos a maioria absoluta dos lugares do Parlamento.
.
O PS está a tentar criar na opinião pública a ideia de que já ganhou as eleições e que a questão agora é só se as vai ganhar com ou sem maioria. Como partido concorrente às eleições é perfeitamente legítimo e até inteligente. Os partidos adversários que desmontem a propaganda se conseguírem. Lembro-me que o Cavaco fez o mesmo em 1987. E com bons resultados para ele, (e para o país, digo eu).
As sondagens nesta fase são no entanto, e como dizia o Jaime Pacheco, uma faca de dois legumes.
Se por um lado dão ao PS uma vitória, por outro não lhe dão claramente a maioria. E isto pode ser negativo. O eleitorado indeciso pode ser levado a pensar que é preciso votar PS para obter a maioria ou pode pensar que como não é possível, não vale a pena sequer ir votar. No fundo, Sócrates está a lutar contra a abstenção dos indecisos do PSD que estão desgastados com o Santana Lopes.
E como é que se mobiliza um indeciso laranja ? Defendendo o valor da Maioria Absoluta. Que como é óbvio é um valor que lhe é caro. Ou seja, defender a ideia que mesmo não gostando de Sócrates, votem nele porque o PSD não vai ganhar e o país precisa de um governo com maioria.
E chegamos ao nosso querido Jorge Sampaio.
Se eu tivesse tempo e paciência iria procurar o que ele disse na campanha de 1991, que perdeu contra Cavaco. De certeza que encontrava discursos contra as maiorias absolutas.
Mas agora como lhe interessa já as defende. E resolveu defendê-las em plena pré-campanha. Quando começam a sair sondagens. Que coincidência.
Sem falar que vamos para eleições porque ele dissolveu a maioria que havia.
Alguém disse que a dissolução tinha sido o último acto presidencial.
Ficamos agora com a certeza que foi o primeiro partidário.

O Mundo



Obrigado Luisa.

Há mais vida para lá deste blog

LENINE & OS ROMANOV:
Mourinho, Deco, P.Ferreira, R. Carvalho, e agora Carlos Alberto e Derlei: pouco a pouco Pinto da Costa vai fazendo tudo para ser o único símbolo vivo e presente de dois anos inesquecíveis. O habitual, para quem nunca comemora Pedroto, ostracizou Gomes ( O bi-bota), incompatibilizou-se com Octávio e "há muito que não fala com Mourinho".
Estou a apreciar bastante a cruzada mítica deste ano, até porque permanecem no FCP, o Areias, o Hugo Leal, e aquele rapaz que ostenta o título mundial de golos falhados à frente da baliza, o Postiga; estes sim, imprescindíveis.
Já agora, e se não for pedir muito, Presidente, venda também o Maniche: olhe que ainda há quem se lembre dos golos memoráveis do rapaz.
No Mar Salgado

Treinar para quê ?


O Sporting bateu o rival Benfica por 2-1 em Alvalade, num jogo em que Liedson voltou a revelar dotes de goleador. Depois de ter faltado aos primeiros oito treinos da equipa após o Natal, o avançado reapareceu em grande forma e marcou os dois golos que deram o triunfo aos leões. O brasileiro inaugurou o marcador aos 22 minutos, numa antecipação de cabeça a Ricardo Rocha e decidiu tudo, aos 69 minutos, desviando um remate de Carlos Martins.

Há mais vida para lá deste blog

8.1.05
O senhor 3%

Segundo o Diário Económico, «Sócrates quer economia a crescer 3%». A notícia não explica muito bem o que é que isto quer exactamente dizer. Há 3 hipóteses:
1. Sócrates tem um desejo. Sócrates deseja que a economia cresça a 3% ao ano, da mesma forma que todo o benfiquista deseja uma vitória benfiquista por 3-0. Note-se que é um desejo de 3% e não de 5 ou de 10%. Nenhum benfiquista deseja uma vitória por 10 a zero. Mas eu não percebo porquê. Desejar por desejar, ao menos que se deseje o impossível.
2. Sócrates fez uma promessa. Sócrates promete-nos um crescimento de 3%. Apesar de a economia portuguesa depender muito mais de factores como o preço do petróleo, o valor do euro e o estado da economia alemã do que daquilo que Sócrates possa fazer no governo, Sócrates promete crescimento de 3%.
3. Sócrates fez uma opção política. É possível que Sócrates acredite que o crescimento é uma opção política. Digamos, entre crescer e não crescer, Sócrates prefere que a economia cresça. Entre 1, 3 e 5%, Sócrates escolhe 3%. Burro! Devia ter escolhido 5% ou 10%. Nós deviamos crescer a 10%. Os chineses que cresçam a 3% se quiserem. Mas é bem possível que Sócrates tenha desculpa. Se calhar os chineses escolheram primeiro.
No Blasfémias

Coitado do Benfica

7.1.05
O Fisco penhorou todos os bens da Superfute, a empresa de José Veiga. A notícia faz a manchete de amanhã no semanário económico.

O país está mal ?

E se Sócrates for para Primeiro Ministro e a seguir Guterres para Presidente ?

Há mais vida para lá deste blog

6.1.05
A Evolução gráfica do cartaz do PSD que cirula na blogsfera e que Bloguítica reuniu.

... e que já não havia agricultores.

O ministro da Agricultura Pescas e Florestas, Carlos da Costa Neves, afirmou hoje que o Governo decidiu antecipar os pagamentos de apoios comunitários aos agricultores. Em causa estão os problemas inerentes ao período de seca.

Finalmente. Começava a pensar que o problema era eu ...

Desde Setembro de 2004 que as quantidades de precipitação são muito inferiores aos valores médios para esta altura do ano. Portugal está, por isso, a viver uma situação de seca. Na agricultura, já há falta de alimento para os animais.

Os níveis de seca aumentaram em Portugal. Os últimos quatro meses registaram os valores mais baixos de precipitação desde há 13 anos. Em consequência, a Quercus exige a aplicação do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INM) classifica de "seca extrema" e "seca severa" a situação em algumas zonas do país face à ausência de chuva nos últimos quatro meses.

O Mundo


via Para lá de Bagdad

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã

Pais e Filhos
Renato Russo

Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender.

Dorme agora:
É só o vento lá fora.

Quero colo
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês ?
Estou com medo
Tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.

Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito.

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
Porque se você parar para pensar, na verdade não há.

Me diz por que é que o céu é azul
Me explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com meus pais.

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
Porque se você parar para pensar, na verdade não há.
Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais.

Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você.
O que você vai ser
Quando você crescer ?

Há mais vida para lá deste blog

5.1.05
" Que me desculpem os senhores neo-liberais, e outros que tais, mas o verdadeiro líder do PSD, o único ainda capaz de mostrar ter tomates e postura de homem de estado chama-se Rui Rio. O homem apresenta um reportório notável em matéria de perseverança e capacidade de honrar o seu percurso político.
Este humilde comunista que vos fala gostaria de o ver um dia a comandar esta pobre e desalmada nação.
De certeza que muita “mama” acabaria, muita intriga nem nascia e muito pendura, populista e arrivista passaria a comer na pia. "
No food-i-do

Quem manda no Porto ?

4.1.05

Santana Lopes "não comanda" o PSD. Pôncio Monteiro acusa o líder social-democrata de lhe ter dado uma "facada nas costas". O economista e antigo dirigente do FC Porto terá sido convidado pelo próprio para integrar a lista eleitoral do Porto, mas o seu nome acabou por ser retirado.
Sinceramente não percebi.
O Santana Lopes achava que o Rui Rio não iria dizer ou fazer nada ?
O Pôncio Monteiro não sabe que o Presidente da Câmara está em guerra com o Pinto da Costa, e que ele é uma das caras dos FCPorto ?
O Pôncio quando aceita o convite mesmo esperando uma reacção de Rui Rio, achava que Santana Lopes teria força suficiente para lhe fazer frente ?
Não sei porquê, mas acho que está história está mal contada.

O que está mal neste cartaz ?


via Bloguítica

1 - É de uma mau gosto que até assusta. Parece aquele cartazes nos congressos cumunistas da antiga União Soviética.
2 - Tenta igualar Santana Lopes a Cavaco Silva. O que, obviamente, dá vontade de rir a qualquer português. Seja do PSD ou não.
3 - Não esperam uma reacção de Cavaco. No mínimo é ingenuidade.
4 - A utilização da figura de Sá Carneiro é muito duvidosa. Para quem á do PSD é quase blasfémia. Para quem não é mas aprecia Sá Carneiro, não apreciará certamente vê-lo no mesmo cartaz ao lado do Cavaco, Durão e Balsemão.
5 - O Santana à frente do Durão Barroso. É a chamada "facada nas costas"
6 - A figura de Balsemão. Dos tempos difíceis que Portugal passou. Com ou sem culpa do mesmo, não interessa. Lembrar Balsemão como PM é lembrar tempos difíceis.
Pergunta : Onde estão os acessores de marketing, certamente pagos a peso de ouro ?

Lá se vai a cinturinha ...


Será que não arranjaram uma fotografia melhor do que esta ?
O homem parece que acabou de comer uma feijoada e por sinal devia estar saborosa.

P.S. - Já seguiu sugestão para as "Novas Fronteiras"


Onde está o Inverno ?

Será que só eu é que está a reparar que o tempo está muito estranho ?
Há quanto tempo não chove ? E quando choveu, quantos dias seguidos ?
Está frio ? Pois está. E deveria estar. Mas também deveria chover. E não chove.
Eu odeio chuva, e a palvara ódio é empregada com toda a sua propriedade, mas que estranho a sua falta, lá isso estranho.
E estranho ainda mais a indiferença das pessoas a este fenómeno. Porque para mim já é um fenómeno. Talvez o tempo esteja a voltar para trás. E a seguir ao Verão temos outra vez a Primavera. Ficção ? Talvez. Mas a realiadade é mais estranha que a ficção.

A Culpa

2.1.05
Este ano temos 11 feriados em dias úteis. Considerando que nunca poderiam calhar todos ao fim de semana, este ano não vamos ter menos 11 dias de trabalho, mas sim 4 ou 5 ou 6.
Por isso, será que alguém acredita que é por causa de mais 4 ou 5 ou 6 dias de não trabalho que a retoma não vai aparecer ?
Esta notícias que estão a sair de fininho e cozinhadas entre políticos e patrões é para nos convencer que a culpa deste ano não haver retoma e o défice continuar na mesma é nossa.
Não era preciso incomodarem-se. Nós já sabiamos que quem se lixa é o mexilhão.
Este ano começa bem.

Resolução de Ano Novo

Muda de Vida
António Variações

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

Ver-te sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens... que ser assim?

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

Ver-te sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens... que ser assim?

Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás de viver

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar