Depois de ler isto, fiquei com uma pequena dúvida :Note-se que a discrepância de critérios existentes dos diversos hospitais no que respeita à apreciação de pedidos de aborto legal - discrepância que em alguns casos chega ao incumprimento da lei, como o DN noticiou ontem -, é notória em situações que em princípio não serão objecto de revisão por via de um eventual referendo sobre a lei penal. Nesse caso estão os pedidos de aborto por violação e malformação fetal, que são apreciados de formas muito distintas de hospital para hospital.
Há hospitais que exigem queixa prévia na polícia para encarar a hipótese de realizar a interrupção de uma gravidez devida a uma alegada violação, apesar de a lei referir apenas "sérios indícios" e entregar a decisão a um médico; há hospitais (36%) que recusam fazer um aborto de um feto sem braços nem pernas. E mesmo num dos casos mais consensuais, o da trissomia 21 (mongoloidismo), 3% recusam admitir a interrupção.
[ Daniel pulmão Oliveira ] versus [ Bruno apendicite Reis ]
Uma coisa é certa:
nunca deixará de me surpreender como é que uma MULHER, digna desse nome e orgulhosa da sua condição, pode em plena consciência intitular-se CATÓLICA!
Seguindo esta lógica, eu consigo tirar uma mão cheia de conclusões :
Como é que se pode ser católico e depois ir para a política!
Como é que se pode ser pobre e votar no CDS!
Como é que se pode ser rico e votar no PCP!
Como é que se pode ser inteligente e votar no Bloco de Esquerda!
Como é que se pode ler livros de história e depois continuar a ser comunista!
Como é que se pode gostar de futebol e do Pinto da Costa!
Como é que se pode defender a liberdade e ao mesmo tempo respeitar o Cunhal!
Como é que se pode gostar de trabalhar e ao mesmo tempo ser funcionário público!
Como é que se pode gostar de animais e depois ter cães e gatos presos em casa!
Como é que pode ser a favor do aborto e ao mesmo tempo ser contra a pena de morte!
e para terminar :
Não percebo como é que se pode ser bom advogado e ao mesmo tempo não ter problemas para adormecer!
Vi há pouco na RTP África um programa chamado “Negócios à Parte”.
Apresentado por Sérgio Figueiredo, director do Jornal de Negócios, tinha como convidados Ferreira do Amaral e Horta da Costa. E entre outras coisas, ambos disseram que enquanto estiveram à frente da GALP e dos CTT o accionista Estado lhe bloqueou a empresa. Nas palavras de Horta e Costa, enquanto a concorrência avançava, ele tinha um espartilho que não o deixava mexer. E Ferreira do Amaral disse mesmo que a GALP está bloqueada desde há dois anos em termos de estratégia apenas por culpa do Governo, e que entretanto já perdeu oportunidades de negócio muito importantes, nomeadamente em Espanha. Nada de especial, portanto.
Eu só estou a falar do programa porque durante o tempo todo ouvia-se um ruído de fundo, como se estivesse no meio da praça que não consegui perceber o que era.
Mais alguém viu ?
Sendo certo que vejo o The West Wing para me enervar. Irrita-me aquela gestão que fazem dos diálogos: ainda o emissor não acabou a frase, já o receptor está pronto para disparar uma pronta resposta. Devem querer mostrar que o staff da Casa Branca é muito lavadinho. Então quando vão de uma ala para outra, com o assessor atrás e conseguem debater o problema da fome, a avaria no frigorífico lá de casa, a dívida externa, as armas nas escolas, entretanto tiram um café, preenchem o totoloto do Sam, resolvem a declaração de impostos do pretinho (não me recordo do nome), autorizam o lançamento de um míssil para os porcos e ainda encomendam uma pizza porque vão ficar a trabalhar até tarde... Uff, tira-me mesmo do sério.
Palavras da ministra da Educação «inadmissíveis»
O presidente da Associação Sindical de Juízes pede a Jorge Sampaio para não ficar calado. Baptista Coelho está indignado com as palavras da ministra da Educação sobre as decisões distintas dos tribunais de Lisboa e dos Açores no que respeita à questão dos serviços mínimos para a greve de professores.
Segundo garantiu António Cluny, do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, o sistema "não funciona sem o esforço suplementar dos magistrados que trabalham muito para além do horário normal". Sem esse empenhamento "habitual", assegura que "será o bloqueio total". Baptista Coelho não vai tão longe, considera esta medida "uma séria advertência ao Governo que andou a propalar que a morosidade da justiça era imputável às magistraturas".
José Ribeiro e Castro tem o apoio de quase cinco mil militantes que ontem foram às urnas, nas primeiras eleições directas do CDS-PP. O resultado eleitoral foi anunciado hoje e é já considerado um êxito pela liderança do partido.
[…]
Neste caso, José Ribeiro e Castro era o único candidato viu confirmada pelos militantes a sua eleição no congresso.
"Everybody goes around talking about the problems created by the declining number of workers per retiree," he said. "How come life insurance companies aren't in any problem?"
[…]
Life insurance companies take premium payments and invest them in factories and buildings and other income-producing assets, Friedman said. These accumulate in a growing fund that can then pay benefits. Social Security, by contrast, operates pay-as-you-go, collecting payroll taxes from workers that immediately go to pay retirees.
Milton Fridman
O Governo socialista realizou mais de mil nomeações nos primeiros dois meses e meio de mandato, número que ultrapassa as nomeações feitas pelo Executivo de Santana Lopes no período comparável. Nuns casos trata-se da entrada de pessoal para fazer funcionar os gabinetes. Noutros, são decisões políticas ou a habitual dança de cadeiras entre gestores públicos.
Já vi este filme e até no mesmo cinema.Michael Jackson foi considerado inocente de todos os dez crimes de abuso sexual de menor, conspiração e rapto de que era acusado. A decisão do júri, formado por oito mulheres e quatro homens, foi anunciada hoje no tribunal de Santa Mónica, Califórnia, depois de mais de duas semanas de deliberações.
Os homens e as mulheres são diferentes. Toda a gente sabe. E todos nós, homens e mulheres, reparamos num aspecto particular em que essa diferença nos faz sorrir.
O meu é quando por exemplo, estão 8 mulheres juntas a conversar e estão 6 a falar ao mesmo tempo. A famosa capacidade de dar atenção das mulheres ao rubro. Elas ouvem três amigas ao mesmo tempo que falam para outras três. Impressionante.
A grande maioria das linhas telefónicas da Coreia do Norte com o estrangeiro foram cortadas, reforçando o isolamento daquele que é considerado o país mais fechado do mundo, informou sob anonimato uma fonte governamental da Coreia do Sul. Segundo a AFP, citando o jornal JoongAng, "a ditadura comunista fechou 90% das suas linhas com o mundo exterior desde Abril passado e confiscou uns 20 mil telemóveis desde Maio de 2004". Os telefones portáteis começaram a ser usados na Coreia do Norte só a partir de 2002 e em condições muito restritivas, assim como o acesso à Internet. Face às novas limitações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano tem apenas duas linhas telefónicas de acesso ao estrangeiro, as Forças Armadas outras duas e o Ministério do Comércio uma.
Uma ideia partilhada por outros dirigentes ou antigos dirigentes do clube, para quem o Sporting pode estar à beira de uma catástrofe, susceptível de pôr em causa o chamado Projecto Roquette. "Basta que a equipa perca dois ou três jogos seguidos no início da próxima época e temos o caos instalado, abrindo as portas do clube a um aventureiro. É preciso recuperar a alma sportinguista e deixar de falar de jogadores como activos."
Às vezes tenho a sensação que todas as pessoas conhecem as raças dos cães menos eu.
Eu conheço o canixe, o bulldog, o doberman, o são bernardo, o pastor alemão, o serra da estrela e o rafeiro. Chega-me para falar de cães, pelo menos para os dois minutos em que estou disposto a falar de cães.
Mas, infelizmente para a minha ignorância e descaso, aparentemente é um assunto muito querido de muitas pessoas. E eu, encurralado e aborrecido, limito-me a concordar enquanto contemplo mentalmente todas as maneiras possíveis de matar o meu interlocutor sem deixar rasto.
É altura de um jornal contratar o jcd, pois nenhum outro colunista consegue escrever textos tão certeiros, exactos, incisivos e bem-humorados como o autor dos Jaquinzinhos.
Vão ser desbloqueadas brevemente cerca de 120 mil euros que permitirão ao Parque Nacional Peneda-Gerês colocar em acção cinco postos de vigia e o Posto de
Controlo de Fogos Florestais.
[…] foi desbloqueada a verba necessária para activar os postos de vigia, que funcionarão com 15 vigias e com a colaboração de associações locais.
Na apresentação à comunicação social do "kit" dos novos cartões de sócio, Luís Felipe Vieira, anunciou que o grande objectivo é chegar ao meio milhão de sócios, mas, se até Outubro não tiver atingido os 300 mil associados, então o seu papel no Benfica terminará.
O Ministro das Finanças da Holanda, o senhor Zalm, declarou ontem que "todas as desvantagens têm também a suas vantagens". E é por isso que a edição de hoje do Volkskrant esclarece tão nitidamente as intenções do governo Balkenende, ou seja: a partir de agora, a Holanda vai utilizar em Bruxelas o "Não" ao Tratado Constitucional para baixar drasticamente os montantes que se habituou a pagar à União Europeia, ao longo das últimas décadas.Significativo, não é?
Sendo a polémica pensão paga pelo fundo de pensões do Banco de Portugal seria de esperar que Vítor Constâncio tivesse vindo a terreiro a assegurar a legalidade, já que foi essa a preocupação do ministro das Finanças; mas isso não sucedeu, um Vítor Constâncio que tem vindo a exceder o papel de um governador do Banco de Portugal, chegando mesmo a sugerir opções de política fiscal, optou desta vez pelo silêncio. Porquê? Muito provavelmente porque não estará nada interessado em que os portugueses saibam que o Banco de Portugal, apesar de uma instituição pública, parece ser uma ilha de abundância neste país de austeridade.
"Há aqui uns bastardos na comunicação social do Continente. Digo bastardos para não ter que lhes chamar filhos da puta... que aproveitaram este ensejo para desabafar o ódio que têm sobre a minha pessoa. Não lhes basta mentir sobre a Madeira. Como são bastardos, e têm o complexo de bastardos, também, à mínima coisa, desencadeiam isso (o ódio) sobre mim." Desta forma, o presidente do Governo Regional da Madeira reagiu ao tratamento jornalístico do "caso" da sua reforma.